Política

Em visita ao ES, ex-presidente do STF diz que insegurança jurídica prejudica a economia do país

O fato do Espírito Santo ser o único estado da Federação a ser considerado “Nota A” voltou a ser assunto durante o encontro

Foto: Divulgação/ Governo do ES

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim veio ao Espírito Santo na manhã desta quinta-feira (19) para participar do Circuito de Palestras Banestes, no Palácio Anchieta, em Vitória. Lideranças políticas estiveram no local para acompanharem a palestra sobre segurança jurídica e desenvolvimento. 

Durante sua fala no evento, Jobim destacou que o crescimento econômico está relacionado ao bom ambiente de negócios. “O crescimento econômico depende da segurança jurídica, pois depende dos resultados e investimentos. Você não pode ter surpresa. Ou seja, quanto mais tiver risco de insegurança, maior será o custo desse investimento em detrimento ao próprio País. Creio que é necessário enfrentar essa insegurança que decorre, grande parte dela, da disfuncionalidade existente do Poder Legislativo, do Poder Executivo e do Poder Judiciário”, afirmou o ex-ministro.

O encontro foi aberto ao público e contou com a presença do governador Renato Casagrande, que lembrou a necessidade de cautela diante do cenário nacional, mas ponderou sobre o bom momento vivido pelo Espírito Santo. “Temos uma economia patinando, temos conquistas sendo ameaçadas, temos preocupações com o debate político nacional e com a economia nacional. Neste momento em que estamos liderando um projeto local, precisamos ter cautela. Nosso projeto precisa ser firme e bem fincado no que pregamos como projeto de vida, que exige democracia, respeito ao meio ambiente, cultura de paz, tolerância e paciência”, ressaltou Casagrande.

Nota A

Um dos assuntos comentados pelo governador foi sobre a cultura da gestão fiscal responsável no Espírito Santo – único estado da Federação a ser considerado “Nota A” pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) desde 2012.