O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, chegou na manhã desta terça-feira (29) ao Espírito Santo. Em entrevista coletiva no Palácio Anchieta, Moro garantiu a permanência das tropas da Força Nacional em Cariacica e disse que não há prazo para a retirada dos militares.
“Queremos a redução da criminalidade. Com isso, não há prazo para a manutenção do projeto Em Frente Brasil em Cariacica. Combater não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona. Com isso, a parceria entre o Governo Federal, os estados e municípios é fundamental para o combate da criminalidade e sucesso do projeto”, disse o ministro.
No início de outubro, o presidente Jair Bolsonaro criticou uma medida do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, que implementou um disque-denúncia para receber informações sobre abusos da Força Nacional de Segurança. “Se a questão da segurança tá muito bem em Cariacica, a gente muda de cidade”, disse o presidente na época.
O “disque denúncia”, no entanto, era o canal da ouvidoria do município, pelo número 162, que foi implementado em 2017.
O Ministro da Justiça, Sérgio Moro, ressaltou que nos primeiros meses do governo Bolsonaro a criminalidade no País já reduziu 20%. No entanto, segundo ele, é necessário trabalhar de forma conjunta para que os índices de violência caiam ainda mais.
Agenda de Moro
O ministro também veio conhecer um pouco mais sobre o Programa Estado Presente em Defesa da Vida. A ação do Governo do Estado serve como referência para o Governo Federal na construção de uma política de Segurança Pública em âmbito nacional.
No período da tarde, o ministro vai acompanhar em Cariacica algumas ações relativas à atuação da Força Nacional no município.