Na tarde desta sexta-feira (01), o presidente em exercício Rodrigo Maia participou de uma reunião com o governador do Estado Paulo Hartung e empresários do setor de rochas ornamentais, no Palácio Anchieta, em Vitória. Durante o encontro, Rodrigo Maia também assistiu a uma apresentação sobre o desenvolvimento econômico do estado e as necessidades do Espírito Santo em termos de infraestrutura.
Em relação ao setor de Rochas, a conversa teve como foco as medidas provisórias com propostas que estão em tramitação na câmara e que, segundo o governador, tem preocupado os empresários O presidente em exercício se comprometeu a apoiar as propostas do setor.
“A principal preocupação é de que essas regulamentações não venham para aumentar o custo do setor, pois num momento de crise financeira, é o que a maioria dos prefeitos e governadores pedem – não é o caso do governador Paulo Hartung – que se aumente a alíquota de algum imposto, para que se tenha mais arrecadação no curto prazo. Porém, isso invisibiliza muitas vezes os setores produtivos. A gente precisa tomar cuidado, pois uma regulamentação que vem pra garantir segurança jurídica e uma fiscalização forte para dar condições de produção e geração de empregos, principalmente as pequenas e médio empresas”, afirmou.
O governador Paulo Hartung intermediou o encontro entre o presidente e os empresários. “Nós apoiamos as reivindicações do setor em relação a esses três projetos que estão tramitando. E pedimos que o presidente em exercício que nos ajude a construir esse diálogo entre o setor e os nosso parlamentares. Também pedi ao setor, que é um orgulho dos capixabas e que tem produzido um superávit na nossa balança comercial extraordinário, que cuide da segurança do transporte, uma reivindicação de todos os capixabas”, destacou o governador.
Segundo o presidente do Sindirrochas, Tales Machado, que esteve presente na reunião, os empresários saíram confiantes da agenda. “São três pontos específicos que tem nos preocupados. Mas estamos otimistas, pois tanto o presidente quanto o governador demonstram que compartilham da nossa visão de que é preciso fazer as reformas que o país precisa, sem onerar ainda mais os setores produtivos, prejudicando ainda mais, principalmente o pequeno e médio empresário”, explicou.
Duranta a reunião, também foi discutida a questão da renovação da concessão da Ferrovia Vitória Minas, segundo governador “Nós concentramos a conversa no apoio para a antecipação dessa renovação, pois ela tem uma pape estruturador para o estado em termos de logística.