O equilíbrio na disputa eleitoral de Vila Velha, apontado pela pesquisa Rede Vitória/Futura divulgada nesta sexta (13) pode ser diretamente observado no cruzamento de informações do levantamento. Quando analisamos o recorte escolaridade, na pesquisa estimulada, o atual prefeito Max Filho (PSDB) aparece com maior percentual de votos entre eleitores de Ensino Médio. São 22% desses entrevistados os que afirmaram voto no prefeito.
Já quem tem Ensino Fundamental prefere Neucimar Fraga (PSD), já que o ex-prefeito aparece com 31,9% dos eleitores dessa faixa com voto declarado. E Arnaldinho Borgo, do Podemos, tem a preferência dos entrevistados com Ensino Superior. 28,4% dos entrevistados nesse recorte disseram que vão votar nele.
A mesma disputa aparece no cruzamento que aponta a preferência do eleitor por classe social. As classes A, B e C preferem Arnaldinho (27,4% nas classes A e B e 23,2% na C), as classes D e E se dividem entre Neucimar e Max, com exatos 24,3% para cada um.
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor fica livre para apontar o seu preferido, o acirramento mostra a mesma tendência. Enquanto 22,2% dos eleitores com Ensino Fundamental disseram que votam em Max, 26,6% dos eleitores com Ensino Superior afirmaram que a escolha deles é Arnaldinho.
Em relação a faixa etária, o atual prefeito conta com o voto de 27,8% dos eleitores com 60 anos ou mais. Arnaldinho concentra o voto entre os entrevistados de 25 a 34 anos (22%) e entre 35 e 44 anos (22,1%).
Quando o eleitor responde em quem não votaria em nenhuma hipótese, Max Filho está na frente no número geral, mas se destaca entre os entrevistados de 25 a 34 anos. Nada menos do que 46,3% deles disseram que rejeitam o prefeito. O percentual também é elevando entre os eleitores de 35 a 44 anos, já que 43,5% disseram que não votariam nele.
Já o ex-prefeito Neucimar Fraga aparece com índices altos entre os eleitores de Ensino Superior (39,6% de rejeição) e também entre os entrevistados das classes A e B, em que o percentual chega a 40,6%.
A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 600 entrevistas, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas no dia 12 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando as determinações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-06457/2020.