Já começaram os preparativos para o debate entre os candidatos a prefeito de Vitória, no próximo domingo (25), às 22h45, na TV Vitória/Record. O debate também terá transmissão ao vivo pelo jornal online Folha Vitória, e pelas fanpages do Jornal da TV Vitória e Folha Vitória no Facebook.
Na manhã deste sábado (24), uma equipe de profissionais já começava a montar o cenário onde acontecerá o debate, o auditório da faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, na Capital. Os candidatos Amaro Neto (SDD), Lelo Coimbra (PMDB), Luciano Rezende (PPS) e Perly Cipriano (PT), já tiveram as presenças confirmadas.
O debate será dividido em quatro blocos. O primeiro será de confronto direto entre os candidatos; o segundo de perguntas da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Espírito Santo (OAB/ES) e de quatro jornalistas da Rede Vitória. As perguntas do terceiro confronto serão feitas, ao vivo, por eleitores previamente selecionados, além de estudantes da Estácio de Sá. O quarto bloco será dedicado às considerações finais.
Reveja os debates com os candidatos a prefeito de Viana, Serra, Cariacica e Vila Velha
Serão destinados 30 segundos para as perguntas, 1 minuto para as respostas e 30 segundos para réplicas e tréplicas. Para responder as perguntas dos internautas, que têm maior interesse em propostas de governo, será dado o tempo de 1min e 30seg aos candidatos. Caso os jornalistas da casa também não sintam que foram respondidos de forma completa, haverá o acréscimo de 30 segundos ao tempo de resposta dos candidatos a prefeito.
O direito de resposta, utilizado quando alguém se sente ofendido pelos oponentes, deverá ser, obrigatoriamente, solicitado pelo próprio candidato. Farão parte da comissão, que irá decidir ou não pela concessão do benefício, profissionais da OAB/ES, da ONG Transparência Capixaba, entre outros.
A capital possui cinco candidatos, mas apenas quatro vão participar do debate. Pela Lei nº 13.165/2015, as empresas de comunicação são obrigadas a convidar para os debates apenas os candidatos cujos partidos tenham representação na Câmara superior a nove deputados federais.
>> Participe: ainda dá tempo de participar do debate! Você pode enviar perguntas aos candidatos pelo WhatsApp do jornal online Folha Vitória (27-9-9943-2228) ou pelo hotsite de Eleições.
Debates
Ao longo desta semana, a Rede Vitória promoveu debates com os candidatos a prefeito na Grande Vitória. Na segunda-feira (19), o prefeito de Viana e candidato à reeleição, Gilson Daniel (PV), foi sabatinado pelo jornal online Folha Vitória.
A candidata Nina (PDT), que além de Gilson era a única que também tinha representatividade no Congresso para participar do debate, cancelou o compromisso de última hora, alegando que o formato não era interessante. Sem a oponente, Gilson Daniel respondeu as perguntas dos internautas, dos eleitores de Viana e dos jornalistas de forma propositiva.
Já na terça-feira (20), os três candidatos da Serra compareceram ao debate e apresentaram as propostas de governo. Gideão Svensson (PR), Givaldo Vieira (PT) e Sergio Vidigal (PDT) preferiram focar em seus planos de governo e não trocaram ataques.
O candidato Audifax Barcelos (Rede) não participou, pois, segundo ele, não obteve autorização médica para comparecer ao evento.
Os eleitores de Cariacica puderam acompanhar as propostas dos candidatos na quarta-feira (21). Adilson Avelina (PSB), Juninho (PPS), Marcelo Santos (PMDB) e Marcos Bruno (REDE) comentaram temas como corte de despesas, obras, desenvolvimento, segurança urbana, saúde e transparência, mas também houve muitas indiretas, alfinetadas e críticas a planos de governo.
Na quinta-feira (22), aconteceu os debates entre os candidatos a prefeito de Vila Velha. Foram convidados, seguindo a Legislação Eleitoral, Rodney Miranda (DEM), Max Filho (PSDB), Rafael Favatto (PEN), Neucimar Fraga (PSD) e Vasco Alves (PPL). Entretanto, Max Filho extrapolou o horário máximo de chegada e não pôde participar da discussão.