Política

Estrada que liga comunidades de Castelo e Venda Nova do Imigrante é inaugurada

A conclusão da obra vai beneficiar moradores, o setor agrícola dos dois municípios, além das comunidades de Braço Sul e Santa Terezinha, que representam juntas uma população de três mil pessoas

Estrada que liga comunidades de Castelo e Venda Nova do Imigrante é inaugurada

O Governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira (5) um trecho asfáltico de 12 quilômetros ligando as comunidades de Caxixe e Forno Grande, entre Castelo e Venda Nova do Imigrante.

A conclusão da obra, que faz parte do Programa Caminhos do Campo, vai beneficiar moradores, o setor agrícola dos dois municípios, além das comunidades de Braço Sul e Santa Terezinha, que representam juntas uma população de três mil pessoas.

Paralisada no final de 2014 e retomada em dezembro de 2015, a nova estrada custou aos cofres públicos R$ 9,9 milhões. Presente na cerimônia de entrega do novo trecho, o governador Paulo Hartung (MDB) fez questão de destacar que a nova rodovia irá impulsionar a atividade econômica da região, principalmente agricultura e agroturismo.

O secretário de Agricultura, Octaciano Neto, também ressaltou a importância do Programa Caminhos do Campo na região. “Essa obra foi paralisada no final de 2014, mas retomamos em 2015. Ainda terá uma extensão de quatro trechos que são importantes para a região, e o governador disse que serão feitos”, concluiu.

Programa Caminhos do Campo

Desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, o Programa Caminhos do Campo tem como objetivo adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo.

Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.200 quilômetros de estradas rurais.