Política

Estudantes vivenciam um dia de deputado em visita à Assembleia

Projeto Escolas na Assembleia permite que alunos conheçam mais sobre o papel do Legislativo, além da estrutura e funcionamento da Casa. É possível agendar visita

Foto: Mayra Bandeira | TV Vitória

Estudantes na Assembleia Legislativa

Aos nove anos, Beatriz já entende como deve ser o trabalho de um deputado estadual e como ele é feito. “É uma função que precisa de muita atenção e certeza do que vai fazer. Agora dá para saber que o trabalho de um deputado deve ser bem rigoroso, de muito estudo, ético e como ele é importante para a população”, acredita.

A estudante do sexto ano da Escola São Francisco de Assis (ESFA), de Ibiraçu, aprendeu de forma diferente sobre como funciona o Poder Legislativo.

Ela e outros alunos participaram do projeto Escola do Legislativo, que organiza visitas semanais de alunos de escolas públicas e privadas à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Durante as visitas, além de escutarem sobre a história da Ales, de conhecerem todos os presidentes que passaram pela Casa e os espaços dela, os estudantes participam da simulação de uma sessão de plenário e aprendem como é votado um projeto de lei.

“Foi uma experiência muito legal porque a gente colocou em prática tudo o que aprendeu em sala de aula. Achei divertido, mas também bem sério”, contou Beatriz Delunardo.

Foto: Mayra Bandeira | TV Vitória

Beatriz Delunardo

Além da simulação, os adolescentes puderam acompanhar das galerias uma sessão ordinária com os deputados.

Durante o passeio guiado, eles também conheceram outros setores da Casa, como a Biblioteca, o Arquivo, o Centro de Memória, os plenários, a galeria dos presidentes e os serviços do espaço Assembleia Cidadã. As visitas são guiadas por monitores estagiários, estudantes de História.

“O que achei mais interessante foi como funcionam as coisas dentro da Assembleia, a galeria de arte, as fotos de todos os presidentes. Posso chegar em casa e falar como funcionam as coisas dentro de um lugar tão importante como esse. Normalmente a gente não sabe e hoje vimos como os deputados se comportam”, detalhou o estudante Pedro Guzzo, aluno do sétimo ano.

Foto: Mayra Bandeira | TV Vitória

Pedro Guzzo

Sistema de Poderes

O programa já recebeu quase 80 mil estudantes em 20 anos de implantação. Só em 2023 passaram 3 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o Estado. 

“Abordamos, nessas visitas, as competências exclusivas da Assembleia, suas funções típicas e atípicas, as fases de um processo legislativo, ou seja, como normas e leis podem ser propostas, analisadas e tramitadas. Além, é claro, da importância da política na vida do cidadão e o papel do eleitor”, explica o coordenador do projeto Escola do Legislativo, Sérgio Majeski.

Ele também ressalta sobre a importância dos estudantes aprenderem sobre os Três Poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – e como eles se comportam.

“É muito importante que o jovem desde cedo consiga entender o sistema de Poderes do Brasil, como esses poderes funcionam, a importância disso e da participação política”, reforçou.

Agende uma visita

– As escolas que quiserem participar do projeto devem agendar as visitas pelo site da Ales ou por telefone.
– Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones: 3382-3818 | 3382-2201 | 3382-1656

LEIA TAMBÉM: Ex de Ana Hickmann lança pré-candidatura e faz vídeo sobre violência contra homens