Euclério Sampaio na última sexta (03) ao conceder entrevista para a coluna De Olho no Poder
Euclério Sampaio na última sexta (03) ao conceder entrevista para a coluna De Olho no Poder

O prefeito reeleito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que enviou à Câmara de Vereadores um pedido de afastamento de 15 dias para tratamento de saúde – a iniciar na próxima quinta-feira (09) e encerrar no dia 23 de janeiro –, faz tratamento renal há 10 anos.

A informação foi dada pelo próprio prefeito em entrevista concedida à coluna De Olho no Poder na última sexta-feira (03). A coluna está fazendo a série de entrevistas “Cidades e Desafios” com os principais prefeitos eleitos e reeleitos do Estado.

Ao ser questionado sobre seu estado de saúde pela colunista Fabi Tostes, Euclério contou sobre o tratamento e relatou o que ocorreu na véspera da eleição que o levou a ser internado e não conseguir nem votar.

“Eu faço tratamento renal há 10 anos. No sábado, véspera da eleição (05 de outubro), eu procurei meu médico. Eu estava com uma pneumonia forte e anemia. Foi falta de cuidado. Eu cuido da cidade e esqueço de cuidar de mim”, disse o prefeito.

Questionado se o quadro foi ocasionado pelo ritmo acelerado durante a campanha, ele concordou: “Foi o ritmo da campanha, se bem que quem andou mais foi a Shymenne (vice-prefeita). Resolvi o problema da pneumonia, resolvi da anemia e estou resolvendo o problema dos rins”. Euclério não deu mais detalhes sobre a doença renal.

Embora estivesse com a voz um pouco ofegante, demonstrando um certo cansaço e abatimento, Euclério não sinalizou, em nenhum momento, a intenção de pedir afastamento de suas atividades na prefeitura para tratar da saúde. Pelo contrário.

Ao ser questionado se não havia diminuído o ritmo ou se não teria a intenção de ir mais devagar, por conta da saúde, ele negou e descartou totalmente mudar o ritmo. “Estou em tratamento, mas estou trabalhando todos os dias. Não diminuí o ritmo, porque se eu diminuir, eu morro. Não consigo parar, não”, disse Euclério, que costuma iniciar suas atividades como prefeito às 5 horas.

Na manhã de hoje (07), a coluna conversou com o líder do prefeito na Câmara, César Lucas (PV), que confirmou o pedido de afastamento e as datas. Durante esse período, a vice-prefeita Shymenne de Castro (PSB) irá assumir o comando do município.

No pedido de afastamento não há detalhes e não consta o tipo de tratamento ou procedimento pelo qual Euclério irá passar. A assessoria de imprensa do prefeito foi acionada, mas também não confirmou se o afastamento é decorrente do tratamento renal.

Euclério não atendeu as ligações da coluna em seu celular na manhã desta terça-feira. Segundo aliados do prefeito, ele estaria despachando na prefeitura e participando de reuniões.

“Cidade vai estar muito bem nas mãos da Shymenne”

Num outro momento da entrevista, ao ser questionado sobre a possibilidade de deixar a prefeitura para concorrer ao governo do Estado em 2026, Euclério disse que a cidade estaria muito bem cuidada nas mãos da vice.

O questionamento foi feito porque Euclério foi citado pelo próprio governador Renato Casagrande (PSB) como um dos nomes cotados para sucedê-lo no ano que vem. Além de Euclério, são cotados também o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), o ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT) e o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB).

“Se eu me afastar, a cidade vai estar muito bem nas mãos da Shymenne”, disse Euclério, que ainda afirmou que a vice tem seu apoio caso queira disputar a Prefeitura de Cariacica em 2028. Shymenne acompanhou a entrevista, no estúdio.

A entrevista completa com o prefeito Euclério Sampaio está prevista para ser publicada na tarde desta terça-feira (07).

 

LEIA TAMBÉM:

Arnaldinho sobre disputar o governo do ES em 2026: “Estou pronto e preparado”

Fabiana Tostes
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.