O ex-prefeito de Pedro Canário e Conceição da Barra e ex-deputado estadual, Mateus Vasconcelos, mais conhecido como Mateusão, chegou ao Espírito Santo nesta terça-feira (01).
Mateusão estava foragido da Justiça desde o dia 30 de agosto do ano passado, quando fugiu da Penitenciária Regional de Linhares, onde cumpria pena em regime semiaberto. Ele foi encontrado em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde morava há seis meses.
De acordo com o delegado Danilo Bahiense, Superintendente de Polícia do Interior, Mateusão foi localizado após se envolver em um acidente. “Foram checar os envolvidos e foi constatado que havia um mandado de prisão contra ele pelo estado do Espírito Santo. O delegado de lá fez o contato com a gente, nós encaminhamos o mandado, e foi dado o cumprimento”, afirma.
Detido, o ex-prefeito disse que precipitou. “Eu acho que eu me precipitei, mas foi por justa causa. Na Justiça vou dizer”, afirma.
O ex-prefeito foi condenado por fraude em fiscalização tributária e omissão de informações ao fisco. Ao todo, Mateusão deu um prejuízo de R$ 640 mil ao cofres públicos e foi condenado a 10 anos e quatro meses de prisão.
Segundo a polícia, Mateusão foi monitorado por 15 dias e não resistiu à prisão. O ex-prefeito será levado para o Presídio de Linhares e ficará em regime fechado.
Fuga
Mateusão saía para trabalhar durante o dia e retornava para a penitenciária durante a noite. No dia 30 de agosto, quando saiu para trabalhar, ele não retornou e disse que estava com problemas. “Eu estava com problemas com minhas duas filhas de 13 e 16 anos e achei por bem ficar perto delas até decidir o que seria feito”, disse.
O ex-parlamentar teve uma longa carreira política no Espírito Santo. Ele foi vereador durante 30 anos, prefeito três vezes e deputado estadual por dois mandatos. Apesar de ter sido condenado, Vasconcelos atribui a pena à perseguição. “Um político que tem 30 anos de carreira e nunca perdeu uma eleição é porque é exemplo. Estou sendo condenado em cima de perseguição política”, declarou.
Mateusão disse que escolheu morar em Minas Gerais por conta de questões familiares. A esposa tem diversos parentes em Belo Horizonte.