Política

Neucimar terá de explicar gastos de R$ 2,5 milhões com shows sem licitação

Neucimar Fraga terá de explicar gastos com shows

O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) determinou em sessão realizada nesta terça-feira (20) que o ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, outras 13 pessoas e  duas empresas apresentem justificativas e esclarecimentos sobre gastos que somam mais de R$ 2,5 milhões com a contratação, sem licitação, de shows artísticos realizados em Vila Velha nos anos de 2011 e 2012.

O TCE-ES atendeu a uma representação do Ministério Público de Contas (MPC). O relator da representação, conselheiro Rodrigo Chamoun, seguiu o entendimento do corpo técnico do Tribunal e determinou a conversão do processo em tomada de contas especial, em virtude de indícios de irregularidades que podem configurar dano ao erário. Chamoun esclareceu que, embora a Prefeitura de Vila Velha possua lei de desconcentração administrativa, há assinatura do ex-prefeito em seis contratos relacionados na auditoria.

A inspeção nos contratos de shows artísticos foi realizada após o MPC protocolar representação, em agosto de 2013, narrando a existência de indícios de violação aos princípios da razoabilidade e economicidade, contratação por inexigibilidade de licitação sem preencher os requisitos da  lei de licitações e indícios de sobrepreço em algumas contratações.

Sobrepreço

Na representação, o procurador de Contas Luciano Vieira narra que uma dupla recebeu R$ 62,5 mil por cada show realizado em Vila Velha, um em agosto e outro em setembro de 2011. Em março de 2012, a apresentação da mesma dupla custou R$ 45 mil à Prefeitura de Vila Velha. Além disso, cita o procurador de Contas, a mesma dupla foi contratada, em 2011, por valores bem distintos em outros municípios: R$ 25 mil em Brejetuba e R$ 7,5 mil em São Mateus.

Na avaliação do procurador de Contas, em Vila Velha “o gasto cultural com shows, nos anos 2011 e 2012, notoriamente foge do senso comum de um bom gestor, ferindo os princípios da razoabilidade e da economicidade, pois consome parcela significativa do orçamento público”. A representação cita, no total, 55 contratações de shows artísticos entre os anos de 2011 e 2011, que somaram R$ 2.572.882,65. Ele observa que no ano de 2013 os gastos com shows já eram superiores a R$ 2 milhões.

Prazo

O ex-prefeito e os demais citados terão o prazo de 30 dias para apresentar justificativas, documentos e esclarecimentos sobre os fatos apontados pelo MPC e verificados na auditoria. Depois disso, será elaborado um relatório conclusivo pela área técnica e parecer pelo Ministério Público de Contas para então o processo ser encaminhado ao relator para elaboração do voto e, por último, para apreciação do Plenário.

Procurado pela reportagem do Folha Vitória, Neucimar disse que não iria se pronunciar sobre o assunto já que não tinha sido notificado e não conhecia o teor da determinação do TCE-ES.