Depois de ouvir vários setores da sociedade que encaram problemas como a emissão de poluentes na atmosfera, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pó Preto fará a última audiência pública nesta terça-feira (14), às 19 horas, no Centro Comunitário de Novo Horizonte, na Serra. O presidente da comissão, deputado Rafael Favato (PEN), acredita que o relatório final ficará pronto em setembro.
Como durante o recesso, as reuniões não poderão acontecer, segundo Favato, os membros da CPI devem se reunir com procuradores da Assembleia Legislativa (Ales) para analisar o relatório final.
“Acredito que o único depoimento que ficará faltando é do dermatologista Carlos José Cardoso. Ele deverá explicar o aumento do número de casos de câncer de pele na Grande Vitória”, disse o presidente da CPI do Pó Preto.
A instalação da comissão aconteceu em fevereiro e desde então foram ouvidos ambientalistas, associações de moradores, empresas, população e médicos.
O colegiado realizou audiência pública em Anchieta, Vitória e Vila Velha no mês passado para ouvir moradores e ambientalistas. O grupo também fez visitas técnicas nas empresas Samarco, ArcelorMittal Tubarão e recebeu pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para falar sobre a poluição atmosférica e sobre mecanismos de controle da emissão de poeira.
Fazem parte da Comissão os deputados: Rafael Favatto (PEN), Erick Musso (PP), Dary Pagung (PRP), Euclério Sampaio (PDT) e Gilsinho Lopes (PR).
Multa
A Vale foi multada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) por despejo de minério de ferro na praia de Camburi.
A empresa informou que não foi notificada sobre a multa. Informou ainda que realiza frequentemente visitas técnicas de monitoramento de emissão de poluentes. Por fim, a empresa explicou que todas as solicitações de melhorias foram devidamente realizadas.