A reportagem Intercept-Veja, que chegou às bancas nesta sexta-feira(05), revela que o apresentador Fausto Silva orientou a comunicação de Moro e dos procuradores da Lava Jato. Em uma mensagem, Moro diz a Dallagnol, que Fausto Silva havia aconselhado os integrantes da operação a usarem “linguagem mais simples”, “para o povão”
A conversa teria acontecido em 7 de maio de 2016, entre Moro e Dallagnol. O ministro da Justiça conta que foi procurado pelo apresentador Fausto Silva, que apresenta do “Domingão do Faustão” na Globo.
De acordo com o então juiz, o apresentador teria cumprimentado Moro pelo trabalho na Lava Jato, mas deu um conselho: “ele disse que vocês nas entrevistas precisam usar uma linguagem mais simples. Para todo mundo entender. Para o povão. Conselho de quem está há 28 anos na TV”.
Procurado pela reportagem de “Veja”, Fausto Silva confirmou o encontro com Moro e o teor da conversa.
A assessoria do ministro enviou a seguinte nota à Veja:
“A revista Veja se recusou a enviar previamente as informações publicadas na reportagem, não sendo possível manifestação a respeito do assunto tratado. Mesmo assim, cabe ressaltar que o ministro da Justiça e Segurança Pública não reconhece a autenticidade de supostas mensagens obtidas por meios criminosos, que podem ter sido adulteradas total ou parcialmente e que configuram violação da privacidade de agentes da lei com o objetivo de anular condenações criminais e impedir novas investigações. Reitera-se que o ministro sempre pautou sua atuação pela legalidade”.