Vitória - Uma moção de aplauso à atriz vencedora do Globo de Ouro 2025 na categoria Melhor Atriz de Drama, Fernanda Torres, foi protocolada na Câmara Municipal de Vitória.
A homenagem foi apresentada no último dia 9, três dias depois da atriz conquistar o Globo de Ouro em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A vereadora Karla Coser (PT), autora da moção, justifica que Fernanda Torres é a primeira brasileira a vencer o prêmio, “e essa conquista demarca a posição e a importância da arte e da cultura na defesa da soberania e da democracia brasileira”.
Karla também alega que a vitória se dá em um momento “no qual ressoam nas ruas, na mídia e na política discursos saudosistas da ditadura militar no Brasil, que provocou violência, mortes, desaparecimentos e crise econômica e potencializou concentração de renda e mazelas sociais”.
Fernanda Torres foi premiada pela atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, que conta a história da família Paiva após o desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva durante a ditadura militar.
A atriz interpreta Eunice Paiva, matriarca que luta para manter a família unida e reconhecer o assassinato do marido pelos militares.
A vencedora do Globo de Ouro tem raízes no Espírito Santo. Ela é filha do ator capixaba Fernando Torres, nascido em Guaçuí, na região do Caparaó.
No município do Sul do Estado há, inclusive, um teatro com o nome do artista, o Teatro Municipal Fernando Torres.