Os senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Magno Malta (PR-ES) irão promover na próxima segunda-feira (19) um debate na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) acerca da delação do ex-diretor da Odebrecht, Claudio Melo Filho, que dá conta de que o fim do Fundo de Atividades Portuárias (Fundap), foi comprado.
O debate, para o qual foram convidados prefeitos, vereadores, empresários e demais representantes da sociedade civil, irá acontecer às 13h. Estima-se que o Espírito Santo tenha perdido, nos últimos 4 anos, cerca de R$ 5 bilhões.
Nesta quinta-feira (15), a bancada capixaba se reuniu com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que garantiu apoio aos deputados federais e senadores do Espírito Santo para anular os efeitos do projeto de resolução aprovado que acabou com o Fundap, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) homologue a delação de Claudio Melo.
A bancada também irá entrar com uma ação na Justiça pedindo o ressarcimento das perdas provocadas ao Estado nos últimos anos.
“Essa aprovação resultou num baque violento para as finanças do Estado e para a vida das pessoas. O procurador-geral afirmou que tão logo seja homologada essa delação pelo STF efetivamente teremos a prova concreta de que houve não só a corrupção como a finalidade de estabelecer negócios e comércio ilícito com medidas e leis dentre do Congresso Nacional visando prejudicar o Estado. Vamos formalizar denúncia para que o Espírito Santo possa ser ressarcido. Vamos à Justiça”, destacou a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) na ocasião.