O domingo vai ser de eleição e disputa política dentro do Partido dos Trabalhadores (PT). A partir das 9 horas, os capixabas filiados ao partido vão as urnas para escolher quem serão os novos presidentes dos diretórios municipais.
A eleição ocorrerá em 67 das 78 cidades capixabas e a previsão é que cerca de 20 mil pessoas estejam aptas a votar, sendo metade delas em municípios da Grande Vitória. Em todo o Brasil, mais de 1.6 milhão de pessoas estão aptas a participar do Processo de Eleições Diretas (PED) da sigla.
Nos municípios da Grande Vitória, Viana é o único que tem apenas uma chapa inscrita. Nos quatro outros municípios, Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, duas chapas disputam a preferência dos filiados (confira o quadro com os candidatos abaixo).
Eleição estadual
É a partir desta eleição municipal que sairão os 270 delegados que votarão na disputa para a presidência estadual do partido, que acontecerá em maio, durante o congresso estadual.
Quatro chapas foram inscritas para a eleição, mas a disputa real ficará entre três delas: a Para Voltar a Sonhar, que tem a frente o deputado federal Givaldo Vieira; Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada pelo deputado estaudal José Carlos Nunes; e a Alternativa para o Espírito Santo, do ex-prefeito João Coser e ex-vereador de Vitória, Eliezer Tavares. A outra chapa inscrita tem o nome de “Trabalho”.
Confira os candidatos na Grande Vitória
Vitória
Clemilde Cortes Pereira
Marcelo Santos Freitas, o “Marcelão”
Vila Velha
Izanildo Sabino
Waldir Mauricio da Costa Filho
Serra
Manoel Bueno dos Santos, o “Nego da Pesca”
Miguel Ferreira Junior
Cariacica
José Roberto Correa do Nascimento, o “Dudé”
Maria da Penha Lopes dos Santos
Viana
Robson Menezes Santos – candidato único