Política

Freitas, Durão e Madureira assumem mandatos na Assembleia

Suplentes entram nas vagas deixadas, respectivamente, por Euclério Sampaio, Enivaldo dos Anjos e Lorenzo Pazolini, que foram eleitos prefeitos

Foto: Leonardo Duarte/Ales

A Assembleia Legislativa tem três novos deputados a partir de hoje: Freitas (PSB), Luiz Durão (PDT) e Madureira (Patriota) assumem os mandatos no lugar dos deputados Euclério Sampaio (DEM), que assumiu a prefeitura de Cairacica; Enivaldo dos Anjos (PSD), que assumiu a Prefeitura de Barra de São Francisco e de Lorenzo Pazolini (Republicanos), que assumiu o posto de prefeito de Vitória.

A Casa realizou a solenidade de posse dos deputados na manhã desta segunda (4). Durante a solenidade, conduzida pelo presidente da Casa, Erick Musso (Republicanos), os três suplentes prestaram o compromisso regimental de posse, prometendo defender e cumprir a Constituição e as leis estaduais, além de desempenhar fiel e lealmente o mandato confiado pelo povo capixaba.

Após o compromisso verbal, eles assinaram o documento relativo à posse e receberam a medalha Domingos Martins no grau de Grã-cruz, rito que faz parte da solenidade. O deputado Freitas (PSB) já havia recebido a medalha quando assumiu, em 2019, vaga com a saída temporária do deputado Bruno Lamas (PSB), que assumiu a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

“Quero agradecer a Deus a oportunidade de dar continuidade ao mandato. Estou feliz, estimulado e reafirmo meu compromisso com a governabilidade e com o nosso Espírito Santo”, discursou Freitas.

Durão também destacou a oportunidade. “Estou assumindo meu nono mandato, graças a Deus, sempre trabalhando com muita responsabilidade, lutando pelo desenvolvimento do Estado e atuando por aqueles que mais precisam. Essa é uma oportunidade de dar continuidade a esse esforço”, disse.

Por causa das medidas de segurança sanitária impostas pela pandemia do novo coronavírus, a solenidade de posse contou com a presença de poucas pessoas em Plenário. O secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz, representou o Executivo e desejou um bom mandato aos parlamentares recém-empossados.

O presidente da Assembleia aproveitou para destacar as dificuldades do ano novo, com a pandemia. “Será um ano desafiador. Estamos diante de um primeiro trimestre muito importante com um Plano Nacional de Vacinação que vai impactar nos estados e nos municípios. Estamos atravessando uma pandemia que exige uma união de esforços. O equilíbrio institucional é refletido automaticamente em políticas públicas. O Executivo sabe que pode continuar contando com esta Casa. E damos também nossa contribuição com a força política de liderança de cada um dos parlamentares”, afirmou Erick Musso.