Em reunião híbrida do Fórum de Governadores na manhã desta segunda-feira (23), Renato Casagrande (PSB) apresentou aos demais chefes dos executivos estaduais o Brasil Verde, consórcio para a articulação internacional dos estados e organização das ações do País na área ambiental.
A iniciativa vai contar com um fundo ambiental gerenciado pelos entes federativos. “É um passo na articulação do Brasil com a participação dos Estados, buscando atingir as metas de redução de emissões de carbono. Uma grande conquista para a sociedade brasileira”, disse Casagrande.
REUNIÃO COM JOHN KERRY
No mês passado, o governador capixaba foi um dos articuladores da reunião virtual com o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry. O encontro teve a participação de governadores de todas as regiões do País, que apresentaram os projetos regionais prioritários na área de conservação ambiental.
Na ocasião, ficou pactuada a criação de uma comissão que trataria o assunto diretamente com um emissário indicado pelo secretário americano. O movimento pretende se reunir com outros países, blocos econômicos e organizações internacionais.
O protagonismo de governadores na gestão ambiental do País ganha força diante o descaso do governo federal com a pauta.
O Brasil vai deixar de receber 35 milhões de euros, o equivalente a R$ 154,5 milhões, por conta do avanço do desmatamento na Amazônia. O recurso seria enviado pelo governo da Alemanha, que financia o Fundo Amazônia junto com a Noruega, para novos projetos de proteção ambiental. Entretanto, o dinheiro foi bloqueado porque os países estão preocupados com os rumos da preservação da região amazônica.