O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, irá a Pernambuco neste domingo (17) acompanhar o funeral de Eduardo Campos. Na comitiva, que partirá às 6h30, estarão também o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e o da Serra, Audifax Barcelos. Os políticos participarão de toda a cerimônia fúnebre e deverão retornar ao Estado na segunda-feira (18) pela manhã.
Logo após a confirmação da morte do ex-governador de Pernambuco, Casagrande lamentou o acidente e suspendeu todas as atividades de campanha.
A previsão é que os corpos do candidato a presidência Eduardo Campos (PSB), do jornalista Carlos Percol, do fotográfo Alexandre Severo, do cinegrafista Marcelo Lira e de Pedro Valadares, assessor da campanha, cheguem na noite deste sábado ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife.
Uma vez em solo, as vítimas do acidente serão transportadas até o Palácio do Campo das Princesas, local do velório, em uma viatura do Corpo de Bombeiros local.
No domingo (17), haverá uma missa campal às 10 horas. Às 17 horas, uma caminhada será organizada desde o palácio até o Cemitério de Santo Amaro, onde o corpo de Eduardo Campos será enterrado ao lado do túmulo de seu avô, Miguel Arraes. A expectativa é de que
A cúpula do PSB chegou há pouco à casa do candidato do partido à Presidência da República, Eduardo Campos, no bairro de Dois Irmãos, no Recife. Acompanhavam o novo presidente da sigla, Roberto Amaral, o líder da bancada na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS); o coordenador do programa de governo, Maurício Rands; e o senador e candidato ao governo do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg. Eduardo Campos morreu na última quarta-feira (13) em um acidente aéreo em Santos, no litoral paulista.
Velório
Aqueles que deixavam a casa da família se diziam impressionados com a firmeza emocional da viúva Renata Campos. “Ela está completamente serena. Você vai consolar e é ela quem te consola. É impressionante”, resumiu o presidente do PCdoB, Renato Rabelo. Há uma fila de pessoas dentro da casa para prestar condolências à viúva. O filho mais velho de Campos, João, também chama a atenção de quem visita a família. “O filho mais velho se coloca como sucessor”, observou Rabelo.
Já passaram pelo local o senador e candidato do PT ao governo do Rio de Janeiro, Lindbergh Faria, e a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Acabam de entrar na casa os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
Um dos amigos da família saiu da casa citando uma frase da viúva Renata Campos. “Os olhos verdes dele serão o farol que iluminará o Brasil”, disse Paulo de Tarso de Moraes Souza, ex-diretor do Banco do Estado do Piauí e ex-secretário da Fazenda do Estado do Piauí.