O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e o governador do Estado, Renato Casagrande, deram uma espécie de “boas vindas” ao novo ministro da Educação, Carlos Decotelli, anunciado na tarde desta quinta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro. Ao final de uma entrevista coletiva virtual para falar sobre a volta às aulas no Estado, secretário e governador disseram que esperam diálogo com o novo titular da pasta.
“Desejo que o novo ministro seja estável, equilibrado, de bom senso, de bom diálogo, para que possamos implementar políticas de Estado na Educação. Que possamos retirar os componentes ideológicos do debate da Educação. Para que a gente de fato avance na competitividade, na eficiência e nas oportunidades para todos os brasileiros”, disse o governador, sem perder a chance de criticar, de forma velada, a condução do governo federal até aqui.
O secretário Vitor de Angelo destacou o perfil do novo ministro, conhecido por ter ficado à frente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O Carlos Alberto Decoteli sempre teve postura de diálogo. Recebemos essa nomeação com a expectativa de que esse traço possa também pautar sua atuação como ministro, para que tenhamos com ele uma excelente relação, propositiva. Diante da ausência disso, tivemos situações que não preciuariam ter sido vividas. Por isso desejo sorte ao novo ministro”.
A bancada federal capixaba pouco se manifestou nas redes sociais. Apenas a deputada-federal Soraya Manato (PSL) publicou no Twitter um “seja bem vindo”, em relação à escolha do novo ministro.