O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB) disse nesta quinta (19) que não acredita no adiamento das eleições para prefeitos e vereadores este anos, em função da pandemia do coronavírus. Casagrande falou por video conferência com veículos de comunicação das regiões Norte, Sul e Serrana do Estado.
“Para mantermos a democracia temos que manter o calendário (eleitoral). Acredito que até as eleições em outubro o problema será resolvido e não tem ninguém falando sobre isso agora. A maior preocupação de todos é lutar contra o coronavírus”, disse o governador.
Casagrande também criticou, durante a entrevista, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por causa do que ele considerou ser uma demora excessiva em tomar medidas mais enérgicas contra o Covid-19. “Até recentemente, o presidente Bolsonaro não deu a importância devida. Essa demora deixou todo mundo folgado e agora o Brasil não está bem”.
Adiamento
Nesta quinta, o deputado Léo Moraes (Podemos-RO) solicitou à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, o adiamento das eleições de outubro para dezembro. O deputado afirmou que seria mais seguro realizar as eleições para prefeitos e vereadores no primeiro domingo de dezembro. O segundo turno, onde houver, seria no terceiro domingo do mesmo mês.
“A mudança do calendário eleitoral atende às recomendações para assegurar o controle do coronavírus, mas sem nenhum prejuízo ao exercício da democracia”, disse Moraes.