A assinatura da licença para operação da mais nova linha de transmissão de energia do Espírito Santo foi dada pelo governador Paulo Hartung, na tarde desta terça (26,) no Palácio Anchieta. Com isso, Furnas passa a distribuir energia em bloco para a linha de transmissão.
Na prática, o empreendimento vai permitir às distribuidoras de energia que operam na região aumentar a oferta e a qualidade da energia elétrica. A nova linha tem aproximadamente 92,5 km de extensão e passa pelos municípios de Baixo Guandu, Marilândia, Colatina e Linhares.
Na região norte, 11 municípios são atendidos pela Empresa de Luz e Força Santa Maria, mas de acordo com o diretor de engenharia de Furnas, Carlos Guilherme Branco Motta, até o momento apenas a EDP Escelsa demonstrou interesse em distribuir a energia.
O ato da assinatura contou também com a presença de prefeitos, dirigentes de Furnas, além dos secretários estaduais de Meio Ambiente Aladim Cerqueira e de Desenvolvimento José Eduardo de Azevedo e do diretor presidente do Iema, Jader Mutzig, entre outros. Mutzig destacou “a eficiência técnica do Iema no processo de liberação das licenças ambientais”, o que segundo ele garantiu agilidade ao desenvolvimento do projeto.