O Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira (12), o Programa Criança Feliz Capixaba, que tem como objetivo acompanhar e promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, com idade de 0 a 3 anos, incluindo também as suas famílias.
Realizado no Palácio Anchieta, o evento contou com a participação do vice-governador César Colnago e do Secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do MDSA, Halim Girade, que elogiou a criação do programa.
”É um direito tanto da mãe, quanto da criança de receber todo cuidado e atenção que podermos dar. Um serviço essencial para o desenvolvimento de todos, criando assim adultos bem estruturados para lidar com as dificuldades e obstáculos que irão vir, tendo uma melhor perspectiva de vida”, frisou Girade.
O programa prevê uma extensão para crianças com até seis anos de idade, em situação de vulnerabilidade ou de necessidades especiais. Além disso, ajudará também as mães e a família na preparação para o nascimento da criança, ainda na fase de gestação, e, posteriormente, com o desenvolvimento da criança.
No interior
Inicialmente, o programa será lançado em 18 municípios capixabas, todos no interior: Alfredo Chaves, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição do Castelo, Guaçui, Ibiraçu, Mantenópolis, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Pedro Canário, Ponto Belo, Santa Teresa e Sooretama.
Durante o evento, o vice-governador fez questão de salientar a importância da participação das secretarias para que o programa obtenha sucesso.
“Temos que juntar os mais diversos saberes da assistência social, da educação, da saúde, da cultura, do esporte e dos direitos humanos para criar um mundo mais saudável e melhor. Não podemos continuar errando no princípio e tentando consertar no meio”, finalizou Colnago.