A “Pesquisa Necessidades e Uso de Dados Abertos” ficará disponível para receber sugestões até o dia 31 de agosto. Os cidadãos interessados podem acessar o questionário no site do Ministério do Planejamento. A ação é parte das atividades do 3º Plano de Ação da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partinership – OGP).
“Só teremos um governo digital com a participação da sociedade e isto motivou a realização desta pesquisa. O Ministério pretende identificar e implementar mecanismos para reconhecer problemas solucionáveis a partir da oferta de dados abertos pelo governo”, afirma Angelino Caputo, secretário-adjunto de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP.
Entre as ações do governo brasileiro no setor está o Portal Brasileiro de Dados Abertos. O site é o ponto central para a busca, acesso e uso dos dados governamentais e conta atualmente com quase 3 mil conjuntos de dados disponíveis para uso e reúso pela sociedade.
Para ampliar a quantidade de dados abertos, a política define que todos os órgãos federais devem elaborar um Plano de Dados Abertos (PDA) para divulgar suas informações. Até o momento, 64 órgãos federais já divulgaram o seu PDA.