
Gratidão pelos votos e confiança na escolha do governador. Essas foram as primeiras manifestações dos três advogados que foram eleitos pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para compor a lista tríplice e continuar na disputa pela vaga de desembargador da Corte.
Na tarde desta quinta-feira (10), os desembargadores submeteram a lista sêxtupla, encaminhada pela OAB-ES, à votação. A eleição foi secreta e acompanhada por um plenário cheio.
Os advogados Alexandre Puppim, Vinícius Pinheiro e Erfen Ribeiro foram os mais votados pelos desembargadores, recebendo 16, 15 e 14 votos, respectivamente.
Puppim, que encabeça a lista, tinha ficado em terceiro lugar na lista sêxtupla formada em dezembro passado pelo Conselho da OAB-ES. Na ocasião, ele recebeu 27 votos. Já Vinícius, foi o primeiro da lista da advocacia, com 35 votos, e Erfen tinha ficado em quinto, com 14.
A lista agora segue para o governador Renato Casagrande (PSB), a quem cabe escolher e nomear o próximo desembargador.
Tanto Puppim quanto Vinícius já figuraram em outras listas tríplices. Na eleição que teve em 2021, os dois também tiveram um voto de diferença de um para o outro, porém a ordem foi invertida: Vinícius teve 27 votos e Puppim 26, empatando com Raphael Câmara, que foi o escolhido pelo governador.
Mais uma vez na disputa, os dois têm a mesma confiança de que agora serão os escolhidos. Eles agradeceram a votação do TJES, assim como Erfen, estreante nessa etapa final da disputa.
Eles também agradeceram o apoio da advocacia, lembrando da presença da presidente da Ordem, Érica Neves, que acompanhou a sessão e, em seu discurso na Corte, elogiou todos os seis candidatos.
Os três conversaram rapidamente com a coluna De Olho no Poder sobre a campanha e a expectativa da escolha do chefe do Executivo, logo após a apuração dos votos:
Alexandre Puppim
Gostaria de agradecer a toda à advocacia, que apoiou não só a mim, mas toda a lista. A doutora Érica esteve presente, representando a OAB. A lista representou um anseio de toda a classe. Só posso ficar muito feliz com essa votação e agradecer ao Tribunal. Eu me sinto homenageado por integrar essa lista novamente. Estou confiante, claro, temos que estar confiantes.
Puppim é advogado há mais de 27 anos. Professor e mestre em Direito. Representa a OAB desde 2000 como conselheiro, diretor e já atuou no Tribunal de Ética, nas comissões e na Junta Comercial. Já advogou para o governador Renato Casagrande.
Vinícius Pinheiro
É gratificante e uma honra compor por duas vezes a lista tríplice na disputa pela vaga de desembargador do Quinto Constitucional. A advocacia capixaba tem nessa lista nomes preparados e com trajetórias qualificadas para o cargo. Agora começa a última etapa e nós continuamos trabalhando para ver se dessa vez dá certo.
Vinícius é inscrito na OAB desde 1994. Tem graduação e mestrado em Processo Civil pela Ufes, onde foi professor. MBA em Direito Tributário (FGV) e pós em Direito Público. Mediador judicial e é escritor. Já foi assessor jurídico no TJES.
Erfen Ribeiro
A primeira palavra é de gratidão pela advocacia, pelo quanto a advocacia reconheceu, aceitou e votou em mim. Tenho que agradecer o Tribunal de Justiça, que me honrou com a quantidade de votos. Estou muito feliz em estar com meus colegas, todos de altíssima qualidade e eu vejo todos preparados para ocupar a cadeira. Pra mim é uma felicidade muito grande compor a lista tríplice.
Erfen é graduado em Direito pela Ufes há 40 anos. Pós-graduado em Direito Processual Civil, atua no direito público e privado. Já foi conselheiro da OAB-ES (1995-2000) e é ex-presidente da Comissão da Advocacia nos Tribunais Superiores. É procurador do Estado, com bastante atuação em Brasília.
LEIA TAMBÉM:
TJES define lista tríplice para vaga de desembargador: veja quem são os escolhidos