Grupos favoráveis e contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) prometem realizar novas manifestações nesta semana, quando deverá ser realizada, no plenário do Senado, a votação sobre a admissibilidade do processo de impedimento da presidente.
Nesta segunda-feira (09), grupos favoráveis ao impeachment realizaram um protesto contra a decisão do presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), que anulou as sessões do dias 15, 16 e 17 de abril, quando os deputados federais aprovaram a continuidade do processo de impedimento da presidente.
O ato teve início por volta das 18 horas, na Avenida Dante Michelini, na altura do quiosque 4 da orla de Camburi. De acordo com a Guarda Municipal de Vitória, o protesto não atrapalhou o trânsito na região, já que os manifestantes ocupavam a via somente nos momentos em que o semáforo ficava no vermelho.
Já na quarta-feira (11), de acordo com o integrante do Movimento Vem Pra Rua, Washington Olímpio, os grupos pró-impeachment deverão se reunir novamente, também na orla de Camburi, no mesmo ponto. Dessa vez, no entanto, a ideia é acompanhar a votação no Senado, que pode culminar no afastamento temporário de Dilma Rousseff, por até 180 dias, da Presidência da República.
Ainda não há previsão de quando terá início o ato, já que depende do horário do início da sessão no Senado. De acordo com o integrante do Movimento Vem Pra Rua, os manifestantes se reunirão cerca de uma hora antes da votação e haverá foguetório caso os senadores decidam pelo afastamento da presidente. “Vamos acompanhar o áudio da votação e, dependendo do resultado, iniciar uma comemoração. Acredito que haverá mais pessoas nas ruas após a votação”, frisou.
Manifestação pró-governo
Já nesta terça-feira, a previsão é de manifestação a favor de Dilma Rousseff nas ruas da capital capixaba. Segundo o integrante da Frente Brasil Popular, Francisco Celso, a previsão é que os manifestantes se reúnam, por volta das 7 horas, em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.
“O ato em si deve ter início às 8 horas. Queremos dar um ‘bom dia’ ao governador golpista, já que ele (Paulo Hartung) é aliado do Michel Temer. Durante o ato, realizaremos uma assembleia popular para decidir se vamos seguir em passeata por outros locais”, disse Francisco Celso.