A Comissão de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Câmara Municipal de Guarapari irá realizar na próxima terça-feira (30) uma reunião pública a fim de abordar a Coleta Seletiva no município. Para entender de perto o funcionamento do trabalho da Asscamarg, parte da comissão, os vereadores Thiago Paterlini (MDB), presidente, e Marcos Grijó (PDT), relator, estiveram nas instalações da Ong em busca das necessidades do local.
Durante a visita, os parlamentares puderam ouvir os catadores e descobriram que entre as necessidades dos mesmos está, veículos novos para uma coleta com maior intensidade e consequentemente um maior salário. Além das condições dos automóveis, houveram reclamações da precariedade social e da falta de zelo com a separação de lixos que não são feitas em residências e escolas.
O presidente da Comissão acredita que a Ong tem um papel importante para a cidade. Segundo Thiago, o que os vereadores pretendem na reunião é que o poder público mantenha os auxílios necessários para que a instituição permaneça de forma digna.
Para Grijó, a realidade da Asscamarg não depende apenas do poder público, mas também de mais movimento da sociedade. O relator espera que seja cumprida a legislação da coleta seletiva e que haja um acompanhamento por parte das secretarias cabíveis, além de uma maior conscientização da população.
Asscamarg
A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guarapari tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da Coleta Seletiva, amenizando o impacto ambiental e transformando o lixo em renda para muitas famílias do município. Os materiais são recolhidos nos Pontos de Coleta Voluntária e de porta em porta em condomínios, shoppings, residências, empresas, escolas, órgãos públicos e outros.
Serviço:
Reunião Pública da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca
Data: terça-feira – 30 de abril
Horário: 13hs
Local: Câmara Municipal de Guarapari
Tema: Coleta Seletiva e resultado da pauta anterior, sobre melhorias e infraestrutura para pescadores no Canal de Guarapari.
*Com informações: Assessoria de Comunicação do vereador Thiago Paterlini