Política

Guimarães apresenta vice-líderes para 'segurar onda' do governo na Câmara

Brasília – Na tentativa de reconstruir a base aliada, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), apresentou nesta quarta-feira, 11, os novos 10 vice-líderes que, segundo ele, ajudarão a “segurar a onda” na Casa. O PDT, um dos partidos que integram a base governista, não terá representante da sigla neste momento no colégio de vice-líderes. As vagas são rotativas.

De acordo com Guimarães, o objetivo é dividir tarefas com os vice-líderes e criar um fórum de decisões coletivas. “É para não ficar o líder sozinho feito biruta de aeroporto”, brincou.

O PT indicou para o colégio de vice-líderes o deputado Carlos Zarattini (SP), o PMDB será representado por Marcelo Castro (PI), o PP por Ricardo Barros (PR), o PR por Zé Rocha (BA), o PTB por Luiz Carlos Busato (RS), o PSD por Paulo Magalhães (BA), o PROS por Hugo Leal (RJ), o PRB por Antônio Bulhões (SP), o PCdoB por Orlando Silva (SP) e o PSC por Silvio Costa (PE). “É para repartir o ônus e o bônus de sermos governo”, cobrou Guimarães.

De olho nas discussões sobre as Medidas Provisórias que tratam do ajuste fiscal proposto pelo governo, no dia 24, os líderes terão um encontro com cinco ministros do Palácio do Planalto: Pepe Vargas (Relações Institucionais), Manoel Dias (Trabalho), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), Nelson Barbosa (Planejamento) e Carlos Gabas (Previdência). Também está previsto um encontro com a presidente Dilma Rousseff, mas em data ainda indefinida. “Vamos acertar o passo daqui para frente”, prometeu o líder do governo.

No primeiro encontro do grupo de líderes do governo na Casa, Guimarães negou que o governo tenha sido derrotado na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo. Ele destacou que houve um acordo no Senado para a aprovação do texto. “(A proposta) já está circunscrita na LDO a na LOA. Onde é que está a derrota? Não criaremos derrotas onde elas não existem”, disse.

O petista aproveitou para anunciar que a base governista ganhou um novo bloco. Liderado pelo PRB, o bloco terá o PTN, PMN, PSDC, PSL, PTC, PRTB, PRP e PTdoB, que somam 39 parlamentares. “O Celso Russomanno teve um papel importantíssimo nisso”, agradeceu o líder.