Política

Hartung deixa hospital após sessão para reduzir risco de retorno de câncer

Em fevereiro, o governador foi diagnosticado com câncer na bexiga, foi operado e apresenta resposta muito positiva ao tratamento

Paulo Hartung deixa hospital Foto: Divulgação

O governador Paulo Hartung deixou o hospital no início da noite desta quinta-feira (08). No final da tarde, após cumprir as agendas de trabalho, o governador foi submetido à terceira sessão do tratamento terapêutico para reduzir o risco de retorno de câncer.

Foram 10 minutos de procedimento, que compreendeu a aplicação de BCG na bexiga. Agora, serão realizadas mais três sessões de imunoterapia, uma a cada semana, totalizando seis semanas de tratamento.

Em fevereiro, o governador foi diagnosticado com câncer na bexiga, foi operado e apresenta resposta muito positiva ao tratamento. Após as seis semanas de aplicação de BCG, serão realizados exames de controle para acompanhamento da resposta aos procedimentos realizados.  

“Em casos assim o paciente é submetido a exames clínicos, laboratoriais e de imagem, como cistoscopia (endoscopia da bexiga), ultrassonografia urinária e citologia oncótica urinária (pesquisa para avaliação das células na urina). Com o tempo, esse controle passa a ser semestral e anual. O acompanhamento se estende por um prazo de cinco anos”, declara o médico Cláudio Borges, que acompanha o governador junto com Dr. Lauro Ferreira Pinto.