O governador Paulo Hartung (PMDB), em entrevista exclusiva ao Jornal da TV Vitória, afirmou que tem trabalhado pessoalmente pela reabertura da Samarco, empresa que corresponderia a 5% do PIB capixaba.
Hartung disse que o desastre de Mariana, ocorrido com o rompimento das barragens do distrito de Fundão, foi o pior desastre ambiental da história do país e que entristeceu a todos. Entretanto, para o governador, a empresa precisa voltar a funcionar.
“Estou trabalhando nessa direção, é preciso dizer isso. Estou ligeiramente otimista que isso vai acontecer. Não sei se com o mesmo nome, o mesmo comando administrativo, mas acho que isso vai acontecer”, revelou.
Sobre as medidas para amenizar a crise hídrica que assola o Espírito Santo há dois anos e meio, o governador salientou que não era um problema esperado. “Um ano antes da campanha o Estado estava debaixo d’água. Quer dizer, são fenômenos da natureza que estão acontecendo cada dia um mais próximo do outro”.
Nessa pauta da conversa entre Paulo Hartung e Gabriel Serafim, ele disse que o desafio é enorme, mas que está agindo. Para justificar a fala, citou a criação do comitê hídrico e se referenciou a outras providências tomadas pelo governo do Estado, como o projeto Reflorestar e o projeto de construção de barragens.
Sobre o não reajuste do funcionalismo, Hartung disse ter carinho pelos servidores públicos, mas disse também que eles precisar “abrir a janela” para ver como está a situação de outros Estados e outros setores.
Na oportunidade, o governador ainda comentou sobre sua participação no processo eleitoral, sobretudo neste segundo turno na Grande Vitória. Para saber sobre esse e outros assuntos, assista, na íntegra, a entrevista concedida ao Jornal da TV Vitória.
Confira a entrevista abaixo na íntegra