Política

Hartung não descarta ajudar candidatos que disputam segundo turno no Estado

Governador garantiu que vai manter a mesma postura do primeiro turno, mas garantiu que os integrantes de sua equipe de governo estão liberados para apoiar quem bem entenderem

Hartung garantiu que não subirá no palanque de nenhum candidato neste segundo turno Foto: Divulgação/Governo

O governador Paulo Hartung (PMDB) se manifestou, na tarde desta segunda-feira (03), sobre o resultado das eleições municipais deste domingo (02) e sobre a postura que pretende adotar no segundo turno, que será disputado nos quatro principais municípios da Grande Vitória – Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Hartung garantiu que vai manter a mesma postura adotada no primeiro turno, ou seja, não subir no palanque de nenhum candidato. No entanto, ele garante que os integrantes de sua equipe de governo estão liberados para apoiar quem bem entenderem.

“Estou muito satisfeito com a maneira com que o governo se comportou no primeiro turno e vamos manter essa postura para o segundo. A equipe de governo está liberada para assumir as posições que achar melhor, mas eu vou dedicar minha energia ao ato de governar o Espírito Santo nesse momento tão desafiador, em que precisamos equilibrar as contas públicas”, destacou. 

O governador, no entanto, não descartou fazer pequenas demonstrações de apoio a candidatos que estejam na disputa, como fez durante o primeiro turno. Na ocasião, Hartung gravou vídeos de apoio a Rodney Miranda (DEM), então candidato à reeleição em Vila Velha, e a Sérgio Vidigal (PDT), que disputará o segundo turno na Serra com Audifax Barcelos (PSB).

“Não posso dizer que não vou participar de nada, como não disse isso no primeiro turno. Me manifestei muito discretamente, com muito cuidado, medindo as palavras. Quem prestou atenção viu que essa manifestação foi feita com muita diplomacia, sem esbarrar muito e enaltecendo as qualidades dos candidatos. Mas vou deixar que eles façam suas próprias campanhas. Não tenho que ir para a disputa eleitoral, pois não sou candidato a prefeito de nenhum município. Sou governador do Estado do Espírito Santo e tenho uma enorme responsabilidade, que, em uma hora de crise como essa, se multiplica”, destacou.

Rodney Miranda

Governador se reuniu com jornalistas na tarde desta segunda-feira Foto: Divulgação/Governo

Paulo Hartung deixou claro também que não descarta uma possível entrada de Rodney Miranda à sua equipe de governo. O atual prefeito de Vila Velha, que está fora da disputa pela reeleição no município, já foi secretário estadual de Segurança Pública durante a gestão do próprio Paulo Hartung. O governador aproveitou também para elogiar o trabalho do democrata como administrador e servidor público.

“É um profissional muito qualificado, todos nós sabemos disso. É um policial federal aposentado com grandes serviços prestados à Polícia Federal do país e foi um excelente secretário de segurança do Estado. Muitos desses resultados agora colhidos pelo trabalho da equipe do André Garcia começaram lá atrás, quando toda a remontagem da área da segurança foi feita pelo Rodney. E é um prefeito que agora está terminando a sua jornada numa cidade dificílima de administrar. Vila Velha é uma cidade muito grande, muito populosa e com um orçamento muito pequeno”, frisou.

Paulo Hartung, no entanto, preferiu não adiantar em qual pasta Rodney atuaria, caso venha a integrar a equipe do governo estadual, e disse que não irá atrás do prefeito de Vila Velha para fazer o convite. O governador também descartou a possibilidade de Rodney Miranda substituir o atual secretário de segurança, André Garcia.

“O André [Garcia] não vai perder o emprego. O André é um craque. Aliás quem descobriu o André Garcia não fui eu. Ele veio para o Espírito Santo no meu governo, mas quem o trouxe foi Rodney Miranda, que o fez subsecretário naquela época. Em governo a gente mexe, mas não pode mexer no que está dando certo. Então, se o Rodney quiser vir cooperar com a nossa equipe de goveno, têm muitos lugares que ele pode nos ajudar. Mas também não sei se é desejo dele, que ainda é prefeito de Vila Velha”, ressaltou.

Encontro com prefeitos eleitos

Sobre a eleição dos demais prefeitos dos municípios capixabas, Hartung disse que vai conversar com todos eles para deixar clara a atual situação financeira do Estado e do país e alertá-los sobre os principais desafios a serem enfrentados nesses próximos quatro anos de governo. Segundo o governador, a intenção é se reunir primeiramente com os prefeitos eleitos mais jovens. O encontro está previsto para a tarde desta terça-feira.

“Se a gente for olhar algumas promessas que foram feitas, elas estão completamente desconectadas desse momento difícil em que estamos vivendo.
Os prefeitos precisam iniciar sua ação buscando o reequilíbrio das contas públicas ou a manutenção do equilíbrio. O prefeito que vai tomar posse precisa saber que isso não é uma corrida de 100 metros, mas sim uma maratona. Nesse momento é muito difícil largar bem, mas é possível chegar bem. 

De acordo com o governador, alguns prefeitos eleitos fizeram promessas de campanha muito difíceis de serem executadas, diante do atual cenário de crise no Brasil e no Estado.

“Para aqueles cuja ficha ainda não caiu sobre o quadro do Brasil e do Espírito Santo, vou tentar, de maneira respeitosa, mostrar essa realidade, para não deixar o processo de desorganização que está em curso no Brasil e nos municípios capixabas evoluir nos próximos anos. Muitas vezes alguns vão ter que explicar porque falaram uma coisa na campanha e vão ter que fazer outra. Mas é melhor, no início, fazer um pedido de desculpa, uma auto-crítica, mas não seguir o descaminho, porque depois que as contas se desorganizam completamente, é muito difícil acertá-las”, destacou.