
O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Bizzotto, estará nesta quarta-feira (13) com o governador Paulo Hartung a quem entregará a lista tríplice com os nomes dos candidatos à vaga de desembargador. Os candidatos são o procurador de Justiça Fernando Zardini Antônio e os promotores Gustavo Modenesi Martins da Cunha e Vera Lúcia Murta Miranda.
A vaga foi aberta com a aposentadoria do desembargador José Luiz Barreto Vivas, que atuou no Ministério Público Estadual (MPES) por 22 anos antes de chegar à Corte de Justiça.
Na última quinta-feira, o Pleno definiu a lista tríplice, formada a partir de lista sêxtupla encaminhada pelo MPES, que, além dos nomes escolhidos pelo Tribunal, incluía os promotores Lélio Marcarini, Tiago Boucault Pinhal e Pablo Drews Bittencourt.
No fim da votação, o procurador de Justiça Fernando Zardini obteve 25 votos, o promotor Gustavo Modenesi 24, enquanto a promotora Vera Lúcia Miranda chegou a 21 votos. De acordo com o Regimento Interno do TJES, o Poder Executivo tem 20 dias, após receber a lista, para escolher um de seus integrantes para nomeação .
Resta ainda uma vaga para desembargador no TJES. Trata-se da vaga aberta com a aposentadoria da magistrada Catharina Maria Novaes Barcellos, no último dia 17 de abril.
O juiz Luiz Guilherme Risso foi convocado pelo Tribunal Pleno para ocupar a vaga, interinamente, até a eleição e posse do novo desembargador, o que deverá acontecer ainda este mês.
Estão na lista dos mais antigos para assumir a vaga: Arthur José Neiva de Almeida, Rachel Durão Correia Lima, Raimundo Siqueira Ribeiro, Getúlio Marcos Pereira Neves, Cristóvão de Souza Pimenta, Elizabeth Lordes, Débora Maria Ambos Corrêa da Silva, Rozenéa Martins de Oliveira, Jorge Henrique Valle dos Santos e Ilaceia Novaes.