Política

Hartung visita a Assembleia após três semanas sem votações em plenário

A conversa com durou quase duas horas. Ao sair, Paulo Hartung disse se tratar de uma visita de cortesia, como já fez ao Poder Judiciário e ao Tribunal Regional Eleitoral

Para Ferraço, a visita de Hartung à Ales, como a outros poderes é algo natural do processo transitório Foto: Divulgação/Assembleia

O governador eleito, Paulo Hartung (PMDB) visitou a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), nesta quinta-feira (16). Ele foi recebido pelo presidente da Assembleia, deputado Theodorico Ferraço (DEM).

A conversa com durou quase duas horas. Ao sair, Paulo Hartung disse se tratar de uma visita de cortesia, como já fez ao Poder Judiciário, ao Tribunal Regional Eleitoral e ao Tribunal de Contas. “Estou visitando os Poderes e as instituições para agradecer a confiança que o capixaba depositou em mim e já preparar as bases para o trabalho que vamos fazer a partir de 1º de janeiro. Tivemos uma boa conversa, sobre o que está acontecendo no Estado e no país neste momento. Trocamos ideias e achei muito produtiva a reunião”, afirmou. 

Para Ferraço, a visita de Hartung à Ales, como a outros poderes é algo natural do processo transitório. “Ele veio para discutir o futuro do Espírito Santo. E a Assembleia cumpre um papel político importante no sentido de eliminar problemas com os projetos aprovados para garantir a futura governabilidade”, esclareceu o presidente. 

Hartung também falou sobre a emenda à Constituição Estadual que visa assegurar a transição democrática das equipes de governo municipal e estadual, fruto da Proposta de Emenda Constitucional nº 5/2013, do deputado Roberto Carlos, aprovada pelo plenário em dezembro do ano passado. “A PEC beneficia o processo de transição porque organiza esse momento em que um governo está terminando sua jornada e o outro chegando para fazer seu trabalho”, afirmou. O futuro governador ainda queixou-se da demora do atual governo em disponibilizar as informações. 

“Nossa equipe está instituída, mas o governo ainda não deu o passo dele. As informações não estão fluindo. Espero que isso aconteça nos próximos dias para iniciarmos o processo de transição e o planejamento dos três primeiros meses de governo”, defendeu. 

Há três semanas, os parlamentares não aprovam projetos no plenário da Casa. Especula-se que os deputados estariam aguardando a avaliação de Hartung sobre as propostas.

Também participaram do encontro o vice-governador eleito César Colnago (PSDB), os deputados Solange Lube (PMDB), Roberto Carlos (PT), Dary Pagung (PRP), Paulo Roberto (PMDB), Elcio Alvares (DEM), Euclério Sampaio (PDT), Nilton Baiano (PP), José Esmeraldo (PMDB), Esmael Almeida (PMDB), além de Marcos Bruno (PRTB) e Enivaldo dos Anjos (PSD), eleitos para a próxima legislatura.