O Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) elegeu, em sessão nesta quinta-feira (9), a juíza Heloísa Cariello como nova desembargadora da Corte. Ela foi eleita pelo critério de merecimento por meio do processo de promoção para o preenchimento de vaga para mulheres.
O nome da magistrada foi anunciado pelo presidente da Corte, desembargador Samuel Meira Brasil Jr. Logo em seguida, ele deu posse administrativa à desembargadora, que já ocupa a cadeira no Tribunal Pleno.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Durante o pleito, a desembargadora Rachel Durão Corrêa Lima elogiou a iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça de abertura do processo seletivo pelo critério de merecimento por lista formada apenas por magistrada.
A medida ocorre em cumprimento à normativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa garantir a paridade de gênero nos tribunais.
Quem é Heloísa Cariello
Heloísa Cariello é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduada em Direito Público. A nova desembargadora foi nomeada juíza substituta do Tribunal de Justiça em 1994.
Durante a trajetória, ela atuou nas Comarcas de Santa Leopoldina, Afonso Cláudio e Guarapari, e substituiu outros desembargadores em diversas ocasiões.
Também atuou como juíza assessora da Presidência do TJES e da Corregedoria Geral da Justiça, bem como juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).
Antes de ser promovida, era juíza titular da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Municipal, Registros Públicos, Meio Ambiente e Saúde de Vitória.
LEIA TAMBÉM: Futura: veja como moradores de Vila Velha avaliam gestões de Arnaldinho, Casagrande e Lula