Política

'Horroroso e condenável': Hartung critica Trump sobre Acordo de Paris

Governador capixaba classifica atitude do presidente amerciano como "horrorosa" e "condenável". Declaração de Hartung foi dada no Dia Mundial do Meio Ambiente

Governador Paulo Hartung critica ação de Trump (Foto: Leonardo Duarte – Divulgação/Governo)

O governador Paulo Hartung (PMDB) aproveitou a sua participação em um evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5), para criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que declarou recentemente a pretensão de retirar seu país do Acordo de Paris, tratado mundial sobre alterações climáticas.

Trump propõe que o tratado climático seja renegociado, incluindo propostas menos ambiciosas. O chefe do executivo estadual classificou o posicionamento de Trump como “horroroso” e “condenável”.

“Nesta Semana Estadual do Meio Ambiente queremos discutir as questões referentes a este tema no mundo. Tivemos na semana passada a atitude do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao anunciar a retirada do Acordo de Paris. Uma atitude muito ruim em um momento em que o mundo discute o equilíbrio e a sustentabilidade no planeta terra. Uma atitude horrorosa e condenável”, criticou.

A declaração de Hartung foi dada na manhã desta segunda, em Guaçuí, onde participa de atividades em comemoração ao Dia Mundial e Semana Estadual do Meio Ambiente. 

União

O governador acredita que a união dos países pode ajudar a “consertar” um pouco o estrago feito até hoje pelos homens.

“Precisamos unir o planeta no sentido de consertar muito do que foi feito pela atividade humana e que levou ao desequilíbrio com causas gravíssimas no presente e possibilidade de consequências trágicas no futuro. Então, nós precisamos agir e, neste sentido, até mesmo nos Estados Unidos, apesar da posição do presidente, a atitude foi reprovada por prefeitos, governadores e corporações empresariais que defendem o Acordo Climático de Paris do qual o Brasil faz parte e tem papel relaxante neste debate”, frisou Hartung.

No evento, o peemedebista ainda lembrou ações que vem sendo realizadas no Espírito Santo para melhorar o meio ambiente, como: ações para reservação de água, reflorestamento e recuperação de mata ciliar, além do fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Semana Estadual Meio Ambiente

Com ação integrada na recuperação de florestas, no armazenamento de água para garantir segurança hídrica, na regularização dos cursos d’água e no tratamento dos esgotos, o Governo do Estado anuncia, na segunda-feira (05) – Dia Mundial do Meio Ambiente – e na terça-feira (06), uma série de investimentos na Região do Caparaó, nos municípios de Guaçuí, Dores do Rio Preto, Ibatiba e Iúna. Essa ação evidencia o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável. A programação começa em Guaçuí e será fechada em Iúna.