Política

Incra confirma ocupação de sedes por sem-terra em SP

São Paulo – O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) confirmou nesta segunda-feira, 20, a ocupação do prédio da Superintendência do órgão em São Paulo e de sua unidade avançada em Andradina por integrantes da Frente Nacional de Lutas (FNL).

Em Iaras, segundo o Incra, foi ocupado o escritório do Instituto BioSistêmico (IBS), entidade contratada para prestação de assistência técnica na região. O Incra ainda não tinha ainda a confirmação de que as unidades de Bauru e Promissão também estavam ocupadas, conforme divulgou a frente – a Polícia Militar confirmou a ação em Bauru.

Sobre a pauta de reivindicações apresentada pelos sem-terra, o Incra informou que vem se empenhando para cumprir os pontos acordados com os diversos movimentos sociais de São Paulo e mantém postura de diálogo com os grupos.

“Em relação às terras devolutas do Pontal do Paranapanema, embora sua arrecadação seja uma atribuição do governo estadual, o Incra firmou convênio com a Fundação Itesp que prevê investimento federal de aproximadamente R$ 56 milhões para a realização de acordos nas ações reivindicatórias movidas pelo governo estadual. Até o momento, o Itesp apresentou ao Incra duas propostas que estão sob análise, sendo que o pagamento de uma delas já está sendo realizado”, informou em nota.