Política

Inscrições abertas para mais de 34 mil mesários no Espírito Santo

O trabalho pode ser executado por qualquer eleitor, maior de 18 anos de idade, que esteja em situação regular junto à Justiça Eleitoral do ES

Mesárias voluntárias Foto: Divulgação

Os eleitores capixabas interessados em ocupar uma das mais de 34 mil vagas de mesário voluntário nas eleições municipais de 2016 já podem se inscrever. O cadastro pode ser feito no site do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) ou em um cartório eleitoral. A função pode ser exercida por qualquer eleitor, a partir dos 18 anos de idade, em situação regular. 

No dia da eleição, o mesário recebe auxílio-alimentação no valor de R$ 20 e dispensa do trabalho, equivalente ao dobro dos dias de serviços prestados à Justiça Eleitoral. Estão ainda entre os benefícios a vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e vantagem de desempate em outros concursos públicos, se assim o edital prever.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a nomeação dos mesários será feita até o dia 3 de agosto pelo juiz eleitoral do respectivo município, exceto membros das mesas que serão instaladas em estabelecimentos penais e de internação.

“O ideal é que o cidadão que deseja se voluntariar realize sua inscrição até a data do fechamento do cadastro eleitoral, 4 de maio, para que, no momento da seleção, a Justiça Eleitoral já tenha todos os seus dados atualizados”, explicou Thayanne Fonseca, coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TSE.

O treinamento para os mesários é realizado pelos respectivos TREs dos Estados, em formato presencial ou a distância. Nas últimas eleições, 26 mil mesários utilizaram o sistema EAD para a capacitação. Segundo Thayanne Fonseca, a Justiça Eleitoral quer ampliar ainda mais a capacidade de alcance do sistema de educação a distância, que hoje ainda tem uma quantidade limitada de acessos. 

“Este ano, a possibilidade de treinamento de mesários por meio do ensino a distância foi incluída em norma, na Resolução n° 23.456, que dispõe dos atos preparatórios para as eleições de 2016. Essa iniciativa fortalece ainda mais o nosso objetivo de ampliação desse formato de capacitação”, disse a coordenadora.

Durante o treinamento serão abordados temas importantes, como a postura ética adequada ao trabalho de mesário, a facilitação em relação à acessibilidade dos eleitores com deficiência, biometria, entre outros. Posteriormente, todos os materiais também serão disponibilizados na internet, em hotsite desenvolvido pela Justiça Eleitoral exclusivamente para esse fim.

No último pleito, em 2014, cerca de 1,3 milhão dos 2,4 milhões de mesários que trabalharam eram voluntários. Para exercer a função são chamados, preferencialmente, eleitores da própria seção, que estejam regulares com a Justiça Eleitoral e possuam formação em nível superior.