Mesmo com o horário eleitoral começando nesta sexta-feira (26), os candidatos que vão disputar os cargos de vereador e prefeito estão investindo em outros meios para divulgação da candidatura. Muitos estão apostando na internet, que tem se tornado um espaço de grande influência.
De acordo com o Estudo Geral de Meios (EGM), da Ipsos, a TV e a internet são os meios que mais influenciam a opinião pública. Das pessoas que foram entrevistadas, 77% reconheceram o poder da TV e 76% o da internet. Atrás aparece o jornal impresso, com 66 %, e o rádio, com o 61%. A revista vem em último lugar, com 48%.
A influência da internet e da televisão é forte entre todas as classes sociais e níveis de escolaridade, mas a prevalência da TV começa a diminuir para o público jovem, entre 18 a 24 anos. Já com relação às classes mais altas, o estudo mostra que elas acreditam que os meios impressos têm mais influência sobre a população. 51% das classes A e B mencionam a revista, contra 48% da população em geral.
Os dados foram coletados entre abril de 2015 e março deste ano com mais de 31 mil entrevistados. As regiões monitoradas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.
As informações são dos sites Meio&Mensagem e Administradores