A revista IstoÉ divulgou, neste sábado (11), uma pesquisa eleitoral sobre as intenções de votos do segundo turno das eleições presidenciais. O primeiro estudo entre os eleitores, depois de 5 de outubro, mostrou que o candidato Aécio Neves (PSDB) está com 58,8% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff com 41,2%, uma diferença de 17,6 pontos percentuais.
Segundo o periódico, o levantamento, realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, é o primeiro a captar os efeitos provocados pelas revelações feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa sobre o detalhamento do esquema de corrupção na estatal.
A pesquisa apurou que o índice de eleitores que afirmam não votar em Dilma de forma alguma é de 46,3%; já a rejeição a Aécio Neves é de 29,2%.
No levantamento sobre o total dos votos, Aécio soma 52,4%, Dilma 36,7% e os indecisos, brancos e nulos são 11%, tudo com margem de erro de 2,2% e índice de confiança de 95%. Já nos votos espontâneos, quando nenhum nome é apresentado ao eleitor, Aécio soma 52,1%, Dilma fica 35,4% e os indecisos são 12,6%.
O tucano, segundo a pesquisa IstoéSensus, vence em todas as regiões do País, menos no Nordeste. Além da vantagem regional, Aécio supera Dilma em todas as categorias socioeconômicas.
Método
As duas mil entrevistas aconteceram em 136 municípios de 24 estados brasileiros. Realizada pela Sensus, sob registro na Justiça Eleitoral – BR-01076/2014, a pesquisa utilizou cotas para sexo, idade, escolaridade, renda e urbano e rural.
A margem de erro é de 2,2%, para menos ou para mais, e o índice de confiança é de 95%.
Com informações da Revista IstoÉ..