Bastou deixar de ser colega de partido para o deputado estadual José Esmeraldo (PMDB) partir para o ataque contra o secretário de Esportes, Vandinho Leite (PSB), ambos ex-PR. Durante sessão desta terça-feira, o neo-peemedebista criticou a grande quantidade de inaugurações de campos de futebol com a presença de Vandinho, cotado para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal no ano que vem. Segundo Esmeraldo, com essa grande publicidade, o secretário estaria se favorecendo na busca por votos. O único que saiu na defesa do socialista foi o deputado Freitas, seu atual colega de partido.

Afiado
Falando nisso, Esmeraldo também chamou atenção durante a sabatina aos candidatos a conselheiro do Tribunal de Contas. O peemedebista fez uma pergunta sobre a Constituição para o auditor do órgão Renato Ferraz Martins, que não soube responder. Ele alegou que era muito específica. Ficou um climão…

Novela que segue
A nova tabela de reajuste para os servidores da Assembleia Legislativa virou uma novela. Na próxima quinta-feira o percentual deve ser finalmente divulgado. A nova proposta não deve atender a todos os funcionários e, pelo que se comenta, os taquígrafos, por exemplo, estariam de fora do aumento.

Regimento
O ex-prefeito de Guarapari Edson Magalhães, que atualmente é chefe de gabinete do presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), foi barrado ao tentar entrar no plenário porque estava sem gravata. O segurança até tentou contornar a situação oferecendo uma peça reserva, mas ele recusou e preferiu esperar Ferraço do lado de fora.

Polêmica
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) abriu inquérito para apurar possíveis irregularidades na aprovação do Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Velha. O presidente da Câmara, Ivan Carlini (DEM), foi convocado a prestar informações sobre o assunto, mas nos bastidores há rumores de que antes mesmo das investigações serem concluídas, o MPES irá entrar com uma ação de inconstitucionalidade para suspender a votação. Por outro lado, o Legislativo canela-verde afirma que está pronto para se defender.

Economia
Na próxima quinta-feira, os vereadores de Vitória vão decidir onde será investido o montante de R$ 1 milhão que foi economizado após as medidas adotadas para conter gastos no Legislativo. No encontro também será discutido o orçamento da Casa para 2014.