O líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, acaba de chegar ao Palácio do Planalto para se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também participará.
Antes, Guaidó almoçou na residência oficial do embaixador do Canadá e se reuniu com embaixadores de países que o reconhecem como presidente interino da Venezuela na representação da União Europeia no Brasil. Antes de chegar para o encontro com Bolsonaro, Guaidó fez uma parada no Itamaraty, que não estava prevista.
Guaidó chegou ao Brasil na madrugada de hoje (28). Em suas redes sociais, ele disse que veio ao Brasil em busca de apoio para a transição de governo na Venezuela. Antes do encontro com Bolsonaro, ele esteve com representantes diplomáticos de outros países no escritório da delegação da União Europeia, em Brasília.
“Em nosso encontro com os embaixadores dos países da União Europeia, continuamos a fortalecer as relações com nações que reconheceram nossos esforços para recuperar a democracia na Venezuela e obter eleições livres”, escreveu.
Ele foi recebido com pompa no Palácio do Planalto, com tapete vermelho e recepção feita pela guarda presidencial feita pelos Dragões da Independência. Após a reunião, Guaidó e Bolsonaro farão uma declaração conjunta à imprensa.
O líder venezuelano também deve visitar os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).