Política

Juiz do ES vai integrar equipe de Flávio Dino no STF

Magistrado deve compor gabinete do ministro recém-eleito para uma vaga na Suprema Corte. A posse de Dino é na quinta-feira (22)

Foto: Acervo pessoal

O juiz federal Américo Bedê Freire Júnior, titular da 2ª Vara Federal Criminal em Vitória, deverá compor a equipe de juízes auxiliares de Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal (STF).

Américo nasceu no Pará, passou parte da adolescência e juventude no Maranhão – estado onde Dino nasceu e que governou de 2015 a 2022 – e mora no Espírito Santo desde junho de 2002, quando passou para o concurso de juiz federal.

No total, três juízes atuarão como auxiliares de Dino em seu gabinete, conforme informações da colunista Carolina Brígida, do UOL, divulgadas na segunda-feira (19).

Sendo assim, além de Américo, também farão parte da equipe do novo ministro da Corte Suprema os juízes estaduais Anderson Sobral e Amanda Thomé, ambos do Maranhão. Já a chefia de gabinete caberá à jornalista Rafaela Vidigal, que ocupou a mesma posição no gabinete de Dino quando ele era governador.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ainda de acordo com o UOL, nos últimos dias o ministro eleito para o STF tem se dedicado à montagem de sua equipe visando aos trabalhos na Corte. A posse de Dino no cargo ocorre na próxima quinta-feira (22).

Juiz do ES que será auxiliar de Dino já atuou na Justiça Eleitoral 

Em julho do ano passado, Américo foi empossado como membro substituto da classe dos juízes federais no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).

Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais

Américo Bedê possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1997), mestrado em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais – Faculdades de Vitória (2004) e doutorado em Direitos Fundamentais – Faculdades de Direito de Vitória (2014). 

O jurista ainda possui as seguintes experiências profissionais em currículo: ex-promotor de Justiça no Maranhão,  aprovado em 1º lugar; ex-procurador da Fazenda Nacional; juiz federal titular em Vitória (ES);  aprovado em 1º lugar no 8º concurso do TRF-2.