A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Santa Maria de Jetibá, Ronan Zucoloto Souza Dutra (PL), o Ronan Fisioterapeuta, e do seu vice, Rafael Bozani Pimentel (PL), por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.
O juiz eleitoral Carlos Ernesto Campostrini Machado também decretou a inelegibilidade de Ronan e Rafael por oito anos e determinou a realização de uma nova eleição para prefeito no município. A decisão é desta quarta-feira (09).
De acordo com denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), no dia da eleição para prefeito (6 de outubro), correligionários do prefeito divulgaram um vídeo com uma pesquisa falsa – que, por óbvio, não estava registrada – para influenciar no voto do eleitor.
A pesquisa falsa era uma montagem que mostrava Ronan em primeiro lugar nas intenções de voto e foi divulgada em redes sociais e em grupos de aplicativos de conversas.
Um dos grupos onde o material foi divulgado seria administrado por Ronan que, nos autos teria declarado não ter tido ciência do material.
“No presente caso, verifica-se que a omissão deliberada dos investigados contribuiu de forma direta para a perpetuação da ilicitude, com efeitos eleitorais de difícil mensuração. Ressalte-se, ademais, que a intensificação da circulação da imagem fraudulenta ocorreu justamente no período da manhã do dia do pleito, horário em que, conforme prática comum em municípios do interior, a maioria dos eleitores costuma comparecer às urnas”, diz trecho da decisão, que continua:
“Apenas às 12h55, após provocação do Ministério Público Eleitoral, é que o candidato a prefeito/investigado veio a público por meio de nota, a qual, por sua vez, não teve confirmação de ter sido replicada pelos mesmos interlocutores que promoveram o disparo da imagem inicialmente. Isso significa que um número significativo de eleitores exerceu o voto sob influência direta da desinformação, sem ter contato com qualquer tipo de desmentido ou retratação”, diz o documento.
Ronan venceu a eleição com 9.074 votos – 63 votos a mais que o segundo colocado, Hans Dettmann (Republicanos).
A decisão cabe recurso e os dois podem recorrer no cargo.
A coluna tentou contato com o prefeito e com o vice, mas eles não atenderam às ligações telefônicas e nem responderam aos contatos via mensagem por WhatsApp. Assim que houver manifestação, a coluna será atualizada.
LEIA TAMBÉM:
Prefeito eleito de Santa Maria de Jetibá pode se tornar inelegível