Política

Justiça Eleitoral aprova candidatura de Guerino Zanon; ele estava em lista a ser analisada pelo TSE

O nome do ex-prefeito de Linhares estava em uma relação enviada ao Tribunal, responsável por decidir quem poderia ou não disputar cargos eletivos em 2022, tendo como base a Lei da Ficha Limpa

Foto: Prefeitura de Linhares

Após surgir em uma lista enviada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que constavam 6.804 gestores ou ex-gestores que tiveram as contas julgadas irregulares pelo TCU nos últimos oito anos, e que por isso poderiam ficar inelegíveis com base na Lei da Ficha Limpa, Guerino Zanon (PSD), ex-prefeito de Linhares, teve sua candidatura aprovada pela Justiça Eleitoral.

As informações são do “Divulgacand”, plataforma do TSE responsável por divulgar o andamento das candidaturas visando às eleições de outubro. Os dados foram consultados pela reportagem do Folha Vitória na tarde desta sexta-feira (02).

A lista do TCU fui publicada no início de agosto deste ano e, em seguida, enviada ao ao TSE, responsável por analisar se quem estava na relação poderia ou não disputar cargos eletivos em 2022.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp, clique aqui e participe

À época, a reportagem procurou o candidato para comentar sua situação junto à Justiça Eleitoral, ao que Guerino respondeu que estava totalmente elegível e que o processo ao qual ele estava relacionado, de acordo com a lista da Corte de contas, já havia sido julgado a seu favor no pleito de 2020. 

LEIA TAMBÉM: Fazer enquetes eleitorais nas redes sociais é crime. Entenda!

Na mesma ocasião, a defesa do ex-prefeito afirmou que já havia entrado com uma ação na Justiça Federal, pedindo a anulação do processo, atestando todas as regularidades de atos praticados por Guerino à frente da prefeitura.

O que diz o candidato sobre a confirmação do registro

Por meio de nota, Guerino comentou a o resultado da análise da Justiça Eleitoral em torno de sua candidatura, dizendo ter certeza que a questão seria esclarecida. 

“Eu tinha certeza de que essa situação seria esclarecida, porque eu tenho plena convicção da regularidade de todos os meus atos como prefeito e ao longo de toda a minha vida pública. (…) Essa decisão da Justiça Eleitoral só vem para mostrar que sempre estivemos no caminho certo”, diz a nota.

Outras candidaturas

No Espírito Santo, O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) já julgou e deferiu os pedidos de registro de candidatura para o cargo de governador do Estado dos seguintes candidatos: Aridelmo Teixeira (Novo), Cláudio Paiva, Capitão Vinícius Sousa (PSTU) e Renato Casagrande (PSB). 

Aguardam julgamento as candidaturas de Audifax Barcelos (Rede) e Carlos Manato (PL).