O ex-vice-governador do Estado Lelo Coimbra (MDB) não é mais secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania. O político foi demitido nesta quinta-feira. Ele estava no cargo desde o início do governo Bolsonaro e sai logo após a troca do comando da pasta. O ex-ministro Osmar Terra (MDB-RS) deu lugar ao ex-ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Terra é deputado federal e volta à Câmara como líder do governo.
“Considerando que a minha presença no Ministério da Cidadania foi fruto de uma articulação com o ex-ministro Osmar Terra e após longa conversa com o ministro Onyx, quando fiz as informações principais de importância do Ministério que estavam sob a minha responsabilidade, me despedi do ministro Onyx me colocando à disposição para uma transição com o substituto”, disse Lelo em nota oficial.
Lelo agora deve se dedicar aos problemas internos do MDB. Ele é o atual presidente da sigla no Espírito Santo e o Diretório Estadual está sob intervenção nacional. O partido não consegue realizar a eleição para definir o novo presidente e uma guerra de liminares tem adiado o novo pleito. O ex-deputado Marcelino Fraga e seu grupo são os concorrentes diretos de Lelo, que listou, na saída do ministério, o que conseguiu nesse período de aproximadamente um ano.
“Tenho uma história na vida pública, e com o Osmar Terra, atuei em muitas frentes, inclusive em meus três mandatos de deputado federal, como a construção, desde a Câmara dos Deputados, do Marco Legal da Primeira Infância, que gerou o Programa Criança Feliz, e a nova legislação de combate ao uso de drogas. Desejo sucesso ao Onyx e sucesso ao Ministério da Cidadania”.