A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (05) mais uma fase da Operação Lesa Pátria, que apura a invasão na sede dos Três Poderes, em Brasília, que aconteceu em 08 de janeiro.
São cumpridos 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Ceará e Minas Gerais. O STF também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O objetivo da ação desta terça-feira é colher provas que ajudem a identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos de vandalismo no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal.
Na ocasião, indivíduos promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições. Os danos causados ao patrimônio público podem chegar à R$ 40 milhões.
LEIA TAMBÉM: Minirreforma eleitoral libera doação por Pix de quaisquer valores
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.