Política

Levantamento aponta Futura como um dos 12 principais institutos de pesquisa do país

Empresa capixaba foi uma das que conseguiu nota máxima em um ranking feito pelo site Pindorama, que avaliou um total de 185 instituições do setor

Foto: Divulgação

O Instituto Futura ficou entre as 12 empresas de pesquisa que obtiveram “nota A”, a pontuação ma´xima em um ranking publicado pelo site Pindograma, cujo objetivo é indicar ao eleitor o grau de confiabilidade em cada instituição avaliada. O Futura foi o instituto responsável pelas pesquisas de intenção de voto publicadas no Folha Vitória nas eleições municipais de 2020.

Ao todo, 185 empresas foram avaliadas no levantamento do Pindograma, que levou em consideração a diferença entre as projeções feitas pelos institutos nas pesquisas e o resultado final indicado nas urnas. Foram analisados os desempenhos nos últimos cinco pleitos eleitorais — 2012, 2014, 2016, 2018 e 2020.

Nesse período, foram analisadas 53 pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Futura. Nesses levantamentos, o erro percentual médio ajustado, que indica a diferença entre o percentual de votos obtido pelos candidatos nas urnas e o que foi projetado nas pesquisas eleitorais, foi de 4,43 pontos.

Já o índice de desempenho final do Futura foi de -0,61 pontos. Esse índice aponta a diferença do erro percentual verificado em relação ao erro que era esperado para a ocasião, levando-se em conta fatores como o âmbito da pesquisa (nacional para presidente, estadual para governador, etc.), em qual turno a pesquisa foi feita, quantos dias faltavam para a eleição, entre outros.

Portanto, quanto menor o índice, melhor é o desempenho da pesquisa, uma vez que indica um erro abaixo do esperado para o momento.

O presidente do Instituto Futura, José Luiz Orrico, comemorou o resultado e o atribuiu à busca constante da empresa de oferecer ao público um trabalho de qualidade, pautado na seriedade e honestidade.

“Fico muito feliz com o resultado. Ficar entre as 12 principais empresas de pesquisa, em um universo de 185, significa uma amostra de pouco mais de 5% do total. Isso vem do esforço que sempre fizemos para ter boa qualidade no nosso serviço. Essa é a nossa principal preocupação. É claro que toda empresa precisa de lucro para sobreviver, mas isso nunca esteve à frente de oferecermos um trabalho honesto, sério e com o maior esforço possível para fazermos o melhor”, destacou.

O levantamento do Pindorama indicou ainda que o Futura está entre os cinco institutos de pesquisa com menor erro percentual médio, considerando as eleições de 2012 a 2020. Nesse quesito, a empresa capixaba superou o Ibope, um dos principais institutos de pesquisa do Brasil.

“Nesse gráfico, estamos entre o Datafolha e o Ibope, que são dois gigantes do cenário nacional. Isso nos deixa muito satisfeitos e orgulhosos pelo trabalho desempenhado. Todos que passaram pelo Futura, nesse período, estão envolvidos com esse resultado. Ninguém faz nada sozinho. Isso é fruto do trabalho de muitas pessoas, que se dedicaram bastante para fazerem o melhor”, completou Orrico.