Lista tríplice de advogados já está no Palácio Anchieta
A lista com o nome dos três advogados que concorrem à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Espírito Santo já está no Palácio Anchieta. Segundo a assessoria de imprensa do TJES, a lista foi encaminhada na última sexta-feira (11), um dia depois da formação.
Na quinta-feira (10), o TJES elegeu os advogados Alexandre Puppim, Vinícius Pinheiro e Erfen Ribeiro para a etapa final da disputa pela vaga de membro da Corte capixaba pelo Quinto Constitucional. Eles receberam 16, 15 e 14 votos, respectivamente.
Na tarde da última sexta, um documento impresso com o nome dos advogados foi entregue pelo TJES à equipe do governador Renato Casagrande, que estava em agenda externa, no Norte do Estado.
A coluna já tinha noticiado a intenção do presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., de encaminhar a lista “o mais rápido possível” e que a previsão era que até sexta-feira passada, o documento fosse entregue para o chefe do Poder Executivo.
Agora, cabe ao governador escolher e nomear o futuro desembargador. Casagrande ainda não anunciou quando fará a escolha, tradicionalmente, ele costuma receber os advogados para uma visita de cortesia antes de tomar a decisão.
***
Novatos empolgados
Os vereadores novatos de Vitória marcaram no calendário a chegada dos primeiros 100 dias de mandato para divulgar um balanço das ações. Muitos deles fizeram relatórios e apresentaram às suas comunidades.
Dois vereadores enviaram o balanço das ações à coluna De Olho no Poder. Bruno Malias (PSB) informou que, neste período, apresentou 534 indicações, seis projetos de lei, além de homenagear 199 personalidades. Também realizou 37 visitas a instituições públicas e privadas e 82 reuniões de gabinete com lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e gestores públicos.
Já o vereador Professor Jocelino (PT) disse, por meio de uma nota de sua assessoria, que completou 100 dias de mandato “liderando” a produção legislativa da Câmara com mais de 1.400 proposições apresentadas.
Nos bastidores, há uma competição velada sobre quem apresentou mais projetos até agora.
***
Inclusão
A Câmara de Guarapari instituiu um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas sessões legislativas para que a comunidade surda possa acompanhar as discussões e votações de projetos no município.
A iniciativa foi da presidente da Câmara, Sabrina Astori, que tem na inclusão uma de suas principais bandeiras. “Quando falamos de participação popular, precisamos garantir que todas as pessoas tenham acesso às informações e aos debates que acontecem aqui dentro. A acessibilidade é um direito”.
***
Vereador de Viana quer disputar a Câmara Federal
Se depender do vereador de Viana Wesley Pires (PL), o município não terá apenas um candidato a deputado federal no ano que vem – no caso, o deputado e ex-prefeito Gilson Daniel (Podemos), que deve disputar a reeleição.
Wesley disse à coluna que pode concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados no ano que vem pelo PL. Como não precisa renunciar ao cargo para disputar, o vereador não teria nada a perder e ainda ajudaria a sigla, caso não seja eleito. Wesley teve 1.326 votos na eleição a vereador, ano passado.
***
Deputada capixaba representa o ES no México
A deputada estadual Camila Valadão (Psol) foi uma das representantes brasileiras convidadas para participar do “Painel Internacional de Mulheres Afropolíticas da América Latina e Caribe” no Senado da República Mexicana, na semana passada.
“O evento é uma grande oportunidade para trocas e alianças estratégicas com perspectiva de gênero, antirracista e interseccional para fazer avançar a luta por direitos humanos, justiça racial e igualdade de gênero”, disse Camila antes de embarcar para o México.
***
Entre os grandes
O marqueteiro Rafael Leão, que ficou conhecido por criar jogos online nas campanhas eleitorais do deputado federal Victor Linhalis (2022) e do candidato a prefeito de Vitória Du Kawasaki, no ano passado, entrou para o time do Camp – Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político.
Leão atua desde 2008 em campanhas eleitorais no Estado, com destaque para as estratégias de tráfego digital e pela gamificação de peças em campanhas eleitorais – criou o Super Dr. Victor, inspirado no clássico Super Mario Bros – e o Acelera Vitória.
***
Curso para fiscalizar políticas públicas
Estão abertas até o próximo dia 21 as inscrições para o curso “Transparência e Controle Social” realizado pela Transparência Internacional. O curso é gratuito e abordará temas para aprimorar a participação cidadã na fiscalização de políticas públicas, o conceito de controle social, transparência e o impacto da corrupção nos municípios brasileiros.
As aulas serão online entre os dias 5 e 9 de maio. As vagas são limitadas e há entrega de certificado na conclusão. As inscrições podem ser feitas pelo site: transparenciainternacional.org.br/cursos.
LEIA TAMBÉM:
“Quero mandar a lista o mais rápido possível”, diz presidente do TJES