Política

Luciano Rezende é o último prefeito da Grande Vitória a ser diplomado

A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Vitória e também foram diplomados o vice-prefeito eleito e os 15 vereadores eleitos e reeleitos da capital

Prefeito foi diplomado junto ao vice e aos vereadores Foto: Divulgação

O prefeito reeleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), foi o último da Grande Vitória a ser diplomado. A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Vitória e também foram diplomados o vice-prefeito eleito Sérgio Sá (PSB) e os 15 vereadores eleitos e reeleitos.

Para Luciano, receber o diploma é uma honra muito grande. 

“O diploma, em todas as famílias, em todos os momentos na vida das pessoas, representa reconhecimento oficial. Um diploma de formatura, de conclusão de um curso. E assim é um diploma de eleição. No momento em que o TRE-ES escreve o diploma, ele oficializa, ele homologa o mandato que é a representação maior que é dada pelo povo a um representante”, declarou o prefeito.

A diplomação, cuja data, local e horário são definidos pelos juízes das respectivas zonas eleitorais nos municípios, é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito e, por isso, está apto a tomar posse no cargo no dia 1º de janeiro do ano seguinte. 

Na diplomação ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados por uma junta eleitoral. A entrega ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. 

Na Grande Vitória, foram diplomados Audifax Barcelos (REDE) no dia 13; Juninho (PPS) no dia 14; Gilson Daniel (PV) e Max Filho (PSDB) no dia 15 e Edson Magalhães (PSD) e Luciano Rezende neste dia 19.