Política

Luciano Rezende presta contas à Câmara e destaca redução de gastos

Luciano Rezende respondeu às perguntas dos parlamentares sobre Segurança Pública, Saúde, Educação e mobilidade urbana. Entre os principais projetos Luciano citou o “Vitória Alfabetizada”

Nos primeiros 40 minutos da Sessão, o prefeito Luciano Rezende discursou sobre as principais ações e resultados do Executivo Foto: Divulgação

Em Sessão Especial realizada na tarde da última quinta-feira (03), a Câmara Municipal de Vitória (CMV) recebeu o prefeito Luciano Rezende (PPS) para a prestação de contas dos seis primeiros meses de sua gestão no ano de 2014.  A Mesa de Honra do evento foi formada pelo vice-prefeito Waguinho Ito, a primeira-secretária da CMV, Neuzinha de Oliveira (Solidariedade) e o presidente do Legislativo Fabrício Gandini (PPS).

Nos primeiros 40 minutos da Sessão, o prefeito Luciano Rezende discursou sobre as principais ações e resultados do Executivo no período, e destacou as inovadoras ferramentas de gestão compartilhada que vêm sendo utilizadas, com êxito, em sua administração: o Gabinete Itinerante e o Gabinete Online.

“Os Gabinetes Itinerantes já atingiram cinco mil cidadãos em Vitória, e o último foi realizado em Maruípe. Nosso objetivo é, até o final do ano, percorrer todas as regionais de Vitória e estreitar o contato direto com a população”, ressaltou Luciano Rezende. “Promovemos também quatro Gabinetes Online, para debater temas variados como Mobilidade Urbana e Educação. E obtivemos 15.047 interações diretas. Essa iniciativa é muito importante porque permite que o cidadão participe dos debates sem o deslocamento físico”.

Luciano Rezende respondeu às perguntas dos parlamentares sobre Segurança Pública, Saúde, Educação e mobilidade urbana, dentre outros. Em relação à Segurança Pública, o prefeito ressaltou que os investimentos em segurança da população têm sido aumentados, enquanto para a segurança patrimonial têm sido reduzidos. Na área da Saúde, ele explicou que todos os municípios brasileiros enfrentam dificuldades para contratar médicos, em especial pediatras, já que a iniciativa privada paga melhores salários do que o poder público. Assim, o Programa Mais Médicos, no qual a Capital está inserida, tem ajudado a suprir deficiências.

Entre os principais projetos em andamento pelo Executivo Municipal, Luciano Rezende citou o “Vitória Alfabetizada”, que já formou 310 pessoas e conta com outras 210 pessoas estudando. “Entre os que já concluíram a alfabetização, 84 estão matriculados em cursos profissionalizantes e mais de 80 aderiram ao programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com isso Vitória tornou-se uma cidade-referência de pessoas alfabetizadas em todo o País”, comemorou.

Luciano Rezende informou também que a utilização do Botão do Pânico – medida protetiva para mulheres vítimas de violência de gênero – beneficia 300 usuárias e atingiu 100% de resultados positivos, sem registrar nenhum caso de agressão no período. Além disso, ele frisou que o número de pessoas em estado de rua caiu de 732, quando ele assumiu a administração, para uma média que oscila entre 100 e 50, o que ele define com um bom avanço e um estímulo para continuar buscando soluções.

Educação

O prefeito reafirmou que uma das principais metas de seu governo é matricular todas as crianças da Capital em idade escolar e acabar com a prática do rodízio de vagas.  “Acredito que esta meta será atingida em 2016. Quando assumimos, havia um déficit de 3.800 vagas para atingir esse objetivo. Criamos, em 18 meses, 1.522 vagas a mais na rede municipal. E até 2016 vamos construir, ampliar e reformar escolas para que nenhuma criança fique sem vaga, como já acontece com o ensino fundamental”.

Na área de Segurança, o prefeito ressaltou o incremento de 100 câmaras de videomonitoramento do Projeto “Olho Digital” e anunciou que, até o final do ano, toda a Capital estará monitorada, a exemplo do que aconteceu recentemente em Bairro de Lourdes, Jardim da Penha e Itararé.  Além disso, desde o mês de abril a guarda municipal passou a atuar 24 horas por dia e houve a inclusão de 150 novos agentes em novembro do ano passado. Esse acréscimo, além da reestruturação da guarda, reduziu índices de violência em pontos críticos, como o Parque de Barreiros, que voltou a ser frequentado com segurança pela população.

Confira outros itens da prestação de contas:

Saúde: foram inauguradas as Unidades Básicas de Saúde em Itararé e no Alagoano, sendo este último com um porte hospitalar. Em 2015, será inaugurada a Unidade da Fonte Grande, que está em fase avançada de obras. Também foi firmada uma parceria com o Governo Estadual para a criação, no Centro de Vitória, de um posto da Farmácia Cidadã. Isto facilitou a entrega de remédios aos usuários da rede municipal, que anteriormente eram obrigados a se deslocar para os municípios de Cariacica para obter os medicamentos gratuitos.

Política voltada para o bem-estar animal: além de acabar com o transporte de tração animal na Capital, a PMV está desenvolvendo a minuta de um Projeto de Lei para disponibilizar uma remuneração transitória para as pessoas que trabalhavam utilizando esse tipo de transporte, que serão capacitadas para outras opções de geração de renda. A Prefeitura também aumentou o número de castração de animais domésticos e apoia as feiras de adoção, que vêm sendo realizadas com sucesso.

Contenção de encostas: no próximo dia 15/07 será inaugurada a contenção de encosta do Forte de São João, para sanar os problemas de deslizamento causados pelas fortes chuvas do final de 2013. Também está sendo feito um mapeamento das áreas de risco

Estiveram presentes à prestação de contas os vereadores: Davi Esmael (PSB); Fabrício Gandini (PPS); Luisinho Coutinho (Solidariedade); Luiz Emanuel (PSDB); Marcelão (PT); Max da Mata (PSD), Namy Chequer (PCdoB); Neuzinha de Oliveira (Solidariedade); Reinaldo Bolão (PT); Rogerinho Pinheiro (PHS); Serjão (PSB); Vinicius Simões (PPS); Wanderson Marinho (PRP) e Zezito Maio (PMDB).