Política

Lula chega ao prédio da Justiça Federal onde vai depor para Sérgio Moro

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva passou por barreira com militantes do Movimento dos Sem Terra antes de chegar ao local

O carro chegou por volta das 13h40 Foto: Reprodução/Record TV

Luis Inácio Lula da Silva chegou por volta de 13h40 ao prédio da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, onde vai depor nesta tarde ao juiz Sérgio Moro, responsável pela operação Lava Jato na primeira instância.

O carro com o ex-presidente teve de passar por dois bloqueios policiais para chegar ao prédio. Antes de entrar na área restrita, o veículo passou por militantes do MST, que manifestavam o apoio ao petista. Lula chegou a descer do carro e acenar para o grupo, antes de seguir para o depoimento.

Havia uma expectativa de que ele resolvesse ir a pé da área onde estavam os manifestantes até à Justiça Federal, mas o político fez o trajeto no carro preto, acenando para algumas pessoas. Nas sacadas dos prédios vizinhos, alguns moradores gritavam o nome do juiz Sérgio Moro.

O petista estava acompanhado dos senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Lindbergh Farias (PT-RJ).

Em todo o percurso haviam grades de isolamento e uma barreira de policiais militares. Além disso, a PM acompanhou o veículo do ex-presidente com um helicóptero. 

No encontro, o primeiro em que Lula e Moro ficarão frente a frente, o petista dará explicações sobre o suposto recebimento de propina da empreiteira OAS, por meio da compra de um tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo. O armazenamento de bens do ex-presidente pela OAS, entre 2011 e 2016, também faz parte deste processo.